# Notícias Gerais

16 de Junho de 2026 às 10:33

Sisu+ 2026 abre inscrições e oferece vagas remanescentes em universidades públicas

Nova etapa do Sistema de Seleção Unificada amplia oportunidades de ingresso no ensino superior no segundo semestre

 

Fonte: Agência de Minas foto: SEE / Divulgação

Estudantes que desejam ingressar no ensino superior ainda em 2026 têm uma nova oportunidade a partir desta segunda-feira (15/6). Estão abertas as inscrições para o Sisu+ 2026, etapa complementar inédita do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar vagas eventualmente remanescentes em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) orienta os estudantes da rede estadual que atendem aos critérios estabelecidos pelo edital a ficarem atentos aos prazos e realizarem a inscrição até o dia 19/6, por meio do Portal de Acesso Único do MEC.

A iniciativa busca ampliar o acesso ao ensino superior e garantir novas oportunidades para candidatos que participaram do processo seletivo deste ano. A expectativa é de que o Sisu+ contribua para o preenchimento de vagas ainda disponíveis para ingresso no segundo semestre letivo.

Oportunidade

A criação do Sisu+ ocorre após a análise dos resultados da etapa regular do Sisu 2026, que já apresentou melhora nos índices de ocupação de vagas em diversas instituições participantes. Com a nova etapa, vagas eventualmente não preenchidas poderão ser novamente ofertadas aos candidatos aptos.

Podem se inscrever os candidatos que participaram de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e que tenham concorrido a vagas na etapa regular do Sisu 2026.

Para a classificação dos candidatos, será considerada a edição do Enem que resultar na melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido e os critérios definidos pelas instituições participantes.

Inscrição

Durante o período de inscrição, os candidatos poderão selecionar até duas opções de curso, indicando turno, local de oferta e instituição de ensino, além de definir a ordem de preferência entre as escolhas.

A SEE/MG recomenda que os estudantes leiam atentamente o edital, verifiquem os critérios de participação e acompanhem todas as etapas do processo seletivo. Também é importante conferir regularmente as informações divulgadas pelo MEC e pelas instituições de ensino participantes.

Cronograma 

  • Publicação do portal de vagas: 8/6 
  • Inscrição: 15 a 19/6
  • Divulgação da chamada regular (única): 24/6
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 24 a 26/6 
  • Matrícula da chamada regular: a partir de 25/6, conforme edital das instituições
  • Matrícula dos convocados via lista de espera: a partir de 1/7, conforme edital das instituições
16 de Junho de 2026 às 09:45

Homem é preso pela PM com drogas, dinheiro e materiais relacionados ao tráfico após denúncia em Santa Juliana.

Ação ocorreu após denúncia sobre venda de entorpecentes em residência do município.

 

Com informações e foto da Polícia Militar

SANTA JULIANA (MG) - A Polícia Militar prendeu, na segunda-feira, 15/6, um homem por tráfico ilícito de drogas em Santa Juliana, após receber denúncia sobre a comercialização de entorpecentes em uma residência do município.

Os militares, durante a ação policial, apreenderam 25 pedras de crack, 08 papelotes de cocaína, R$ 240,00, além de materiais utilizados para o acondicionamento de drogas e uma folha contendo anotações relacionadas à atividade criminosa.

O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos.

16 de Junho de 2026 às 08:59

Motorista de aplicativo presa: Polícia Militar Rodoviária apreende quase 27 quilos de maconha na BR-452 entre Araxá a Uberlândia

Em depoimento informal aos policiais, a suspeita alegou que passava por dificuldades financeiras e que, por trabalhar como motorista de aplicativo, aceitou realizar o frete ilícito.

UBERLÂNDIA/ARAXÁ – Uma operação de combate à criminalidade nas rodovias mineiras resultou na prisão em flagrante de uma mulher, de 35 anos, transportando uma carga expressiva de entorpecentes. A ação, denominada "Operação Cerco Fechado", ocorreu na noite da última segunda-feira, 15 de junho, na BR-452, trecho que liga as cidades de Uberlândia e Araxá.

A ofensiva policial faz parte de um plano estratégico de intensificação da fiscalização nas rodovias que dão acesso ao perímetro urbano, com o foco principal de impedir o fluxo de drogas, armas e a circulação de foragidos da justiça na região.

A dinâmica da abordagem

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a captura foi possível graças à colaboração de outros motoristas que trafegavam pela via. Usuários da rodovia alertaram as equipes de que um veículo de cor branca havia desligado os faróis e realizado uma manobra de retorno suspeita, indicando uma possível tentativa de fugir de uma fiscalização.

Com base nas características do automóvel, as guarnições iniciaram um rastreamento estratégico. Cerca de 20 quilômetros após o trevo principal, o veículo, um VW/Novo Gol branco (placa OWZ-2A46), foi avistado seguindo em direção a Uberlândia.

Ao avistar a viatura, a motorista não obedeceu à ordem de parada imediata, estacionando apenas alguns metros adiante no acostamento. Durante a busca veicular, os policiais confirmaram, através de um comprovante de pedágio encontrado no interior do carro, o itinerário recente da suspeita pela BR-452.

Confissão e apreensão

Ao ser abordada, a condutora admitiu voluntariamente que transportava entorpecentes no porta-malas. Dentro de duas bolsas, os militares localizaram 26 tabletes de uma substância análoga à maconha. Após a pesagem oficial, o material totalizou próximo de 27 quilos da droga.

Em depoimento informal aos policiais, a suspeita alegou que passava por dificuldades financeiras e que, por trabalhar como motorista de aplicativo, aceitou realizar o frete ilícito. Ela afirmou que não conhecia o destino final da carga, tendo sido instruída a receber orientações sobre a entrega somente após chegar à capital mineira, Belo Horizonte.

Desdobramentos

O entorpecente foi apreendido e acondicionado conforme os protocolos rígidos da cadeia de custódia, sendo posteriormente entregue à Polícia Civil para a realização de perícias técnicas e continuidade das investigações.

O veículo utilizado no transporte também foi apreendido e encaminhado ao pátio credenciado. A mulher foi presa em flagrante e conduzida à delegacia de plantão, onde permanece à disposição do Poder Judiciário para as medidas cabíveis.

 

18 de Junho de 2026 às 09:07

Casal de jovens desaparecido após festa é encontrado morto dentro de carro submerso a 3 metros de profundidade em represa

Veículo foi localizado durante operação de mergulho após familiares identificarem marcas de frenagem e vestígios próximos à represa.

Com iinformações do Corpo de Bombeiros

UBERLÂNDIA (MG) – Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na noite de segunda-feira (15/6), por volta das 18h17, para uma ocorrência de possível capotamento de veículo seguido de queda em uma represa, nas proximidades do britador, junto ao aterro sanitário do município de Uberlândia.

Segundo informações repassadas por familiares, um casal identificado como Ingrid Gabriela Bezerra Nunes, de 26 anos, e Mário Batista Rios, de 23 anos, encontrava-se desaparecido desde a manhã de domingo, após participar de uma festa na região das Chácaras Valparaíso.

Durante as buscas realizadas por parentes e conhecidos, foram identificados indícios compatíveis com um acidente de trânsito nas proximidades da represa, incluindo marcas de frenagem, vestígios do veículo e marcas de pneus em direção à água.

A localização foi encaminhada ao Corpo de Bombeiros, que deslocou equipes para averiguação.

Ao chegarem ao local, os militares iniciaram os trabalhos de busca.

Durante as operações, mergulhadores equipados com aparelho autônomo de respiração subaquática (SCUBA) localizaram um automóvel submerso a aproximadamente 3 metros de profundidade e a cerca de 12 metros da margem.

Após o reconhecimento e a inspeção do veículo, foram encontrados em seu interior dois ocupantes: Ingrid Gabriela Bezerra Nunes, de 26 anos, e Mário Batista Rios, de 23 anos. Ambos já se encontravam sem sinais vitais e foram retirados do automóvel pelas equipes de mergulho.

O veículo permaneceu ancorado no local para preservação da cena, enquanto as guarnições aguardavam a chegada da Perícia Técnica e da funerária para a realização dos procedimentos legais e a remoção dos corpos.

As circunstâncias e as causas do acidente serão apuradas pelos órgãos competentes.

A Polícia Militar foi acionada e relatou que o casal havia saído da festa em um Volkswagen Golf Sportline preto.

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

Devido à escuridão, o resgate do veículo foi adiado para esta terça-feira 16/6, com início das operações previsto para as 8h00min.

17 de Junho de 2026 às 15:34

VÍDEO: Casa de cantor gospel famoso pega fogo após possível curto-circuito

Morador inalou fumaça e recebeu atendimento médico

Com informações do Corpo de Bombeiros

UBERLANDIA (MG) – Os militares do Corpo de Bombeiros e equipes do Samu foram acionados no início da noite desta segunda-feira 15/6, para uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na Rua Cyro Avelino Franco, no Bairro Jardim Karaíba, em Uberlândia.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio ficou concentrado em um dos cômodos da casa, especificamente no quarto de um dos moradores.

O morador da residência precisou receber atendimento médico após inalar fumaça e relatar mal-estar. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apresentava quadro estável.

De acordo com a corporação, as primeiras verificações apontaram que o incêndio teria sido provocado por um curto-circuito elétrico. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também foi acionada e esteve no local para averiguar a interrupção no fornecimento de energia.

A residência pertence ao cantor gospel Régis Danese. Durante o ocorrido, o artista utilizou as redes sociais para mostrar a situação e relatar o incêndio. Em um dos vídeos, ele afirmou que o fogo teve início no quarto de seu filho após uma queda de energia. Régis também agradeceu a rápida atuação dos bombeiros e destacou que ninguém ficou ferido.

"O quarto do meu filho acabou pegando fogo. Já chamei os bombeiros. Graças a Deus ninguém se machucou. Esses caras são heróis", declarou o cantor.

As causas exatas do incidente deverão ser confirmadas após a conclusão das avaliações técnicas realizadas pelas equipes responsáveis.

15 de Junho de 2026 às 17:11

Colisão entre motocicletas deixa três feridos em Monte Carmelo e um é transferido para Uberlândia

Veículos foram removidos ao pátio credenciado

Com informações e foto da Agência Local de Comunicação Organizacional – 46º BPM

MONTE CARMELO (MG) – A Polícia Militar e o SAMU foram acionados na tarde de domingo, 14/06, por volta das 14h52min, para um acidente no cruzamento da Rua Alferes Eusébio com a Praça do Rosário, em Monte Carmelo, envolvendo duas motocicletas.

Segundo levantamentos realizados pela PM no local e informações obtidas junto às vítimas e testemunhas, a colisão ocorreu durante uma manobra de conversão em um cruzamento, resultando na queda dos dois condutores e de uma passageira.

As três vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para atendimento médico. Um dos condutores, de 50 anos, sofreu ferimentos mais graves e foi transferido para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). As demais vítimas, sendo o condutor de 32 anos e a passageira de 22 anos, permaneceram em observação médica no pronto-socorro municipal.

Durante a fiscalização, a Polícia Militar constatou que os dois condutores não possuíam habilitação para conduzir motocicletas, sendo adotadas as medidas administrativas cabíveis e lavrados os respectivos autos de infração de trânsito.

As motocicletas envolvidas sofreram danos decorrentes do acidente e foram removidas ao pátio credenciado.

15 de Junho de 2026 às 17:00

Nota de falecimento PATOS DE MINAS:Srª. Silmara Abadia da Silva aos 62 anos.

Informação da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.

 

Faleceu nesta segunda-feira, dia 15/06/2026, em Patos de Minas/MG, Srª. Silmara Abadia da Silva aos 62 anos.

Deixa o companheiro Mirim, os filhos Douglas Junio e André, a nora Cristiana, o neto Isac, os irmãos Silva, Sirlana, João Batista e Fernando, demais parentes e amigos.

A cerimônia de despedida está sendo realizada no Velório Príncipe da Paz, em Patos de Minas/MG, localizado na Rua Ouro Preto, nº 798, Bairro Várzea.

Será sepultada nesta terça-feira, dia 16/06/2026, às 09h00min. O féretro sairá do Velório Príncipe da Paz seguindo para o Cemitério Jardim Parque da Esperança.

Informou Funerária Príncipe da Paz.

16 de Junho de 2026 às 11:57

Grave acidente entre dois carros na MGC-135 deixa um morto e feridos

Vítimas foram socorridas por bombeiros e equipes do SAMU.

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados via 193 na manhã de domingo, 14/6, por volta das 6h00min, para uma ocorrência de colisão envolvendo dois automóveis, um VW Gol G4 e um GM Corsa Classic, na rodovia MGC-135, próximo ao povoado Riacho da Cruz, zona rural do município de Januária.

A guarnição foi a primeira equipe de emergência a chegar ao local, realizando imediatamente a sinalização da via, o isolamento da área e o gerenciamento dos riscos, garantindo a segurança do local para o atendimento das vítimas.

Os militares, durante o reconhecimento da ocorrência, localizaram uma vítima do sexo feminino, identificada pelas iniciais Z.P.B., de 74 anos, ocupante do veículo Corsa Classic, caída em uma ribanceira às margens da rodovia, em local de difícil acesso. A vítima apresentava rebaixamento do nível de consciência e queixava-se de dores na região dorsal, sendo prontamente atendida, imobilizada e retirada pela equipe de bombeiros.

Segundo os bombeiros, na sequência, os militares realizaram o resgate de uma vítima do sexo masculino, identificada pelas iniciais H.I.R.B., de 51 anos, que se encontrava retida no interior do veículo Gol, apresentando quadro compatível com pneumotórax. Após receber atendimento pré-hospitalar, a vítima foi retirada em segurança.

Também foi atendido o passageiro, do sexo masculino, identificado pelas iniciais V.R.C., de 46 anos, que era ocupante do automóvel Gol. Ele apresentava escoriações na face.

Outras duas vítimas que ocupavam o veículo Corsa, identificadas pelas iniciais C.P.N., de 69 anos, e C.J.F.N., de 72 anos, já se encontravam fora do veículo e receberam atendimento em ação integrada entre o Corpo de Bombeiros e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao todo, cinco vítimas feridas foram socorridas. As vítimas Z.P.B. e H.I.R.B. foram encaminhadas ao hospital pela Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU de Januária. As vítimas C.P.N., C.J.F.N. e V.R.C. foram encaminhadas pela Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU de Itacarambi.

Uma sexta vítima, identificada pelas iniciais V.G.S., do sexo masculino, adulto, que era transportada no veículo Corsa Classic, foi localizada em uma ribanceira. O óbito foi constatado no local pelo médico da Unidade de Suporte Avançado do SAMU.

A Polícia Militar compareceu ao local e assumiu as providências relativas ao controle do trânsito e à preservação do local, permanecendo até a chegada da Perícia Técnica da Polícia Civil.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta os condutores a respeitarem os limites de velocidade, utilizarem sempre o cinto de segurança e evitarem ultrapassagens em locais proibidos. Também é fundamental não dirigir sob efeito de álcool, sono ou distrações, como o uso do telefone celular. A manutenção preventiva do veículo contribui significativamente para a segurança viária.

Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

15 de Junho de 2026 às 09:36

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Tratamento servirá a casos agudos em que não cabe quimioterapia

Fonte e foto: Paulo Pinto Agência Brasil 

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

O relatório técnico que embasou a decisão ficará disponível para consulta pública no portal da Conitec

Leucemia

Segundo o Ministério da Saúde, a leucemia é um tipo de câncer sanguíneo originado na medula óssea, tecido responsável por produzir glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Quando há alguma mutação genética, esses componentes podem se transformar em células cancerígenas.

Na forma aguda, a doença se torna ainda mais fatal se não tratada de forma precoce. O diagnóstico nos primeiros estágios e o encaminhamento especializado são essenciais para bons resultados do tratamento. 

Essa é a forma mais comum da leucemia aguda em adultos e atinge, principalmente, pacientes idosos.