# Notícias Gerais

23 de Julho de 2021 às 14:52

Cursos on-line gratuitos da Uaitec impulsionam conhecimentos digitais

Parceria com multinacional disponibiliza inscrições para diversos cursos até 31 de dezembro

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência de Minas foto: Diário do Rio Doce

Pensando nos profissionais do futuro e nas habilidades técnicas e comportamentais mais demandadas no mercado de trabalho, a Uaitec disponibiliza nove rotas de aprendizagem gratuitas, por meio de parceria com o LinkedIn. Os conteúdos foram desenvolvidos com base em análise de dados da plataforma para trazer conhecimento com foco nas profissões mais demandadas e habilidades desejadas atualmente.

São 96 cursos em português que poderão ser acessados até 31/12. O objetivo da ação é ajudar na reciclagem de profissionais que estão à procura de emprego e prepará-los para as profissões do futuro e para o momento em que se encontra o mercado de trabalho no país.

Para o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas, Henrique de Carvalho, a aposta é conectar gratuitamente os cidadãos mineiros às oportunidades de adquirir conhecimento. Desse modo, espera-se contribuir para o caminho profissional e uma nova posição no mercado de trabalho aos participantes. “Com o ritmo cada vez mais acelerado da vacinação contra a covid-19 e a retomada da economia, consequentemente surgirão mais oportunidades neste novo mercado de trabalho pós-pandemia”, afirma.

Como se inscrever

Os alunos poderão acessar as atividades por meio do site da Uaitec, na guia "Cursos", dentro da qual deverão selecionar o ofertante “Linkedin”. Após realizar o cadastro na plataforma do parceiro, basta selecionar o curso e fazer a inscrição. As aulas estarão disponíveis de imediato até 31/12/2021.

O projeto

A Rede Uaitec é uma política pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) que tem como objetivo promover a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional nas modalidades presencial e a distância. Busca, também, interiorizar as demais políticas públicas executadas pela Sede.

Além disso, o projeto estabelece parcerias junto a entes públicos, privados e do terceiro setor, incentivando e fomentando a cultura inovadora, tecnológica e empreendedora nos municípios.

Confira os cursos disponíveis nesta parceria com o LinkedIn:

 

23 de Julho de 2021 às 14:38

Abertas inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

Prazo de inscrições vai até 10/9. Premiação funciona como vitrine e valoriza o grão no mercado

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência de Minas Foto: Divulgação Emater-MG

As inscrições para o 18º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais já estão abertas. Os produtores interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios da Emater-MG até o dia 10/9. 
 
A participação é gratuita e podem concorrer produtores dos municípios mineiros com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. Cada cafeicultor poderá participar do concurso em apenas uma das duas categorias: natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado. 
 
A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. O regulamento do concurso está disponível no site www.emater.mg.gov.br.
 
O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). 
 
Categorias 
 
Na categoria café natural, o café recém-colhido é levado para secar. Já na categoria café cereja descascado, despolpado ou desmucilado, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só depois seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.
 
A lavoura de origem da amostra deverá ser georreferenciada e ter a cultivar identificada. As amostras devem representar fielmente o lote. O coordenador técnico estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú, estima a inscrição de cerca de 1,5 mil amostras.
 
“Apesar da bienalidade negativa do café e dos cuidados com a colheita devido à pandemia, os produtores mineiros estão muito comprometidos em fornecer cafés de qualidade para os compradores. E os cafeicultores que participam todos os anos continuam a entrar no concurso, que ainda sempre integra novos produtores”, argumenta Bernardino.
 
Seleção dos cafés
 
Os cafés concorrentes passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, dez classificadores e degustadores de café. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. A comissão julgadora fará a classificação das melhores amostras das duas categorias, em cada região cafeeira de Minas Gerais: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. 
 
No encerramento, serão anunciados os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultura que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas.
 
Campeões
 
O coordenador da Emater-MG conta qual tem sido a fórmula dos campeões nos últimos anos. “Muitas vezes, um cafeicultor entra no concurso e não tem uma nota tão alta. Mas em outras edições, ele aprende com os erros do passado, vê o que pode ser feito para melhorar e passa a adequar sua propriedade. Normalmente, um cafeicultor entra no concurso e após um, dois ou três anos, vai aperfeiçoando os métodos, recebe assistência técnica da Emater, e daí consegue figurar entre os campeões”, explica Bernardino.
 
No ano passado, os produtores premiados no Concurso de Qualidade da Emater-MG negociaram seus cafés por valores bem acima da média de mercado. O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, acredita que iniciativas como o Concurso de Qualidade dos Cafés, realizadas pelo Governo de Minas, por meio da empresa de extensão rural, tem estimulado o fortalecimento do agronegócio no estado.
 
“Hoje, 22,6% do PIB de Minas Gerais é referente ao agronegócio e uma diretriz do governo é apoiar o setor, principalmente nesse momento de pandemia. O agronegócio não parou e o alimento tem chegado à mesa dos consumidores do Brasil e de vários países, que importam nossos produtos. Em 2019, o segmento era responsável por R$ 115 bilhões no PIB mineiro e agora crescemos para R$150 bilhões. Isso é fruto de todas as iniciativas em prol do desenvolvimento rural do estado e o nosso objetivo é continuar impactando a economia positivamente, promover o incremento de emprego e renda e gerar melhoria da qualidade de vida no campo”, salienta Otávio Maia.

23 de Julho de 2021 às 10:59

Preso em Monte Carmelo homem com mandado de prisão no estado de RJ por violência doméstica e estupro de vulnerável

A PC registou esse reds com a finalidade de realizar o cumprimento do mandado de prisão junto ao PCNE

Continue lendo após anúncio
 

Com informações da Polícia Civil

Na manhã de quarta-feira, 21/07/21 por volta das 10h00min, a Polícia Civil recebeu ligação da delegacia de combate contra crime doméstico da cidade do Rio de Janeiro, informando que um homem estaria trabalhando em uma chácara conhecida em Monte Carmelo, e que o possuía mandado de prisão em aberto do estado de RJ por violência doméstica e estupro de vulnerável.

Os policiais com as informações realizaram na quinta-feira, 22/07 uma campana de frente a chácara, que após vários tempos de espera, tiveram sucesso na prisão de um homem de 41 anos, natural do Rio de Janeiro.

A PC registou esse reds com a finalidade de realizar o cumprimento do mandado de prisão junto ao PCNET, e o foragido da justiça foi encaminhado a penitenciaria Deputado Expedito Faria de Tavares de Patrocínio.

Trabalharam nesta ação: delegado Edesio Justino dos Santos; Inspetor de policia

Erick Vinicius Lemos e os investigadores

Eusarah Peris Rodrigues; Fabricio Alves de Oliveira e Leonardo Santos Gomes.

 

23 de Julho de 2021 às 09:46

VÍDEO: Incêndio consome quiosques do Hot Park, em Rio Quente

Segundo a corporação o fogo está na área do parque e também fora, próximo a residências

 

 

 

Foto: Reprodução

Segundo o Corpo de Bombeiros informou a imprensa, um fogo começou na vegetação, por volta das 13 horas dessa quinta-feira, 22/07, atingiu o teto do restaurante, que é de palha no complexo do Hot Park em Rio Quente (GO),

 Como o material é muito inflamável, colaborou para que as chamas se alastrassem de forma rápida.

Vídeos de populares mostram que as chamas consomem parte da estrutura do Hot Park enquanto turistas deixam o local não há feridos, conforme o Corpo de Bombeiros.

22 de Julho de 2021 às 16:17

Débitos de IPVA e taxas estaduais poderão ser regularizados com descontos a partir de agosto

Programa Refis Mineiro prevê parcelamento ou pagamento à vista com abatimento nos juros e nas multas

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência de Minas Gil Leonardi/Imprensa MG

Dois decretos publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (21/7) regulamentam os benefícios concedidos a cidadãos e empresas para a regularização de dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e das taxas Florestal, de Incêndio e de Licenciamento do Veículo. O período de adesão ao programa de regularização de débitos tributários - Refis Mineiro -, que faz parte do plano Recomeça Minas, começa em 2 de agosto e vai até 23 de setembro de 2021. 

Em todos os casos, os débitos podem estar formalizados ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ter ajuizada ou não a sua cobrança, bem como do saldo remanescente de parcelamento fiscal em curso, e devem ter sido gerados até 31/12/2020. Portanto, dívidas relativas ao exercício de 2021 não estão contempladas. Também devem ser consolidados todos os débitos em aberto. 

Confira as condições oferecidas: 

Refis Mineiro - IPVA (Decreto 48.233) 

  • Pagamento à vista - Desconto de 100% de multas e juros 
  • Até 6 parcelas - Redução de 50% de multas e juros 

(* Valor mínimo da parcela, R$ 200) 

Refis Mineiro - Taxas (Decreto 48.232) 

(Florestal; de Incêndio; e de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo-TRLAV) 

  • Pagamento à vista - Desconto de 100% de multas e juros 
  • Até 2 parcelas (exclusivo para entidades filantrópicas e templos de qualquer culto) - Desconto de 100% de multas e juros 

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, explica que a adesão deve ser feita, no período estipulado, diretamente pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), onde o contribuinte poderá consultar seus débitos, simular as condições e, por fim, efetuar a habilitação no programa. 

"Procuramos contemplar, na regulamentação, condições bastante favoráveis aos nossos contribuintes. No primeiro momento, o programa Refis Mineiro alcançou os contribuintes do ICMS. Agora, os cidadãos e as empresas de menor porte também poderão regularizar sua situação fiscal junto ao Estado, de forma simplificada e facilitada", destaca o subsecretário. 

22 de Julho de 2021 às 15:55

Pix poderá ser usado em aplicativos de mensagens e compras online

Novos serviços devem ser oferecidos a partir de 30 de agosto

Continue lendo após anúncio
 

Fonte: Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo e Kelly Oliveira foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou hoje uma atualização do Pix para ampliar o uso do sistema de pagamentos instantâneos. Com as alterações, será possível fazer transferências por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, além de pagar as compras feitas pela internet. 

Para isso, uma resolução do BC, anunciada hoje, regulamenta regras para as instituições financeiras participantes do open banking (sistema de compartilhamento de dados). Somente essas instituições poderão oferecer os novos serviços. Foram definidos os requisitos técnicos e os procedimentos operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix. A chamada iniciação ocorre quando a instituição que faz a transação do pagamento com Pix é diferente do banco que detém a conta do usuário pagador. Ou seja, o usuário poderá efetuar o pagamento por meio de outro aplicativo que não é o do seu banco onde a conta com a chave Pix foi cadastrada.

A previsão é que o serviço, que é uma nova modalidade para pagamentos instantâneos no Pix, comece a funcionar a partir do dia 30 de agosto.

Novidades

O serviço vai permitir a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco. Ou seja, com a atualização, será possível efetuar o pagamento com Pix usando o serviço de outras instituições.

Entre as inovações também está a possibilidade de realizar uma transferência por meio de aplicativos como os de mensagens ou mesmo pelas redes sociais.

Outro uso possível pode ocorrer no caso do pagamentos de compras online. Com a nova modalidade, quem comprar um produto pela internet poderá ser automaticamente direcionado para a tela de pagamento da transação no aplicativo do seu banco. Nesse caso, após a conclusão da transação, o cliente será redirecionado automaticamente de volta para a loja virtual ou aplicativo.

A resolução do BC atualiza as regras do Pix e estabelece que as mudanças ocorrerão por fases, de modo que as instituições tenham tempo suficiente para efetuar os ajustes nos seus sistemas para cada uma das forma de iniciação de pagamento por Pix: inserção manual, chave Pix, QR Code estático e dinâmico e diretamente com os dados do recebedor.

Apenas instituições autorizadas pelo BC poderão exercer a função de iniciadoras de Pix. E o usuário terá que autorizar o compartilhamento de dados.

 

22 de Julho de 2021 às 14:37

Confira o último Epidemiológico Coronavírus 22/07/2021 em Minas Gerais

Veja em detalhes o boletim

 

 

Até o momento foram 1.921.230 casos confirmados, sendo 6.136 nas últimas 24 horas

Estão em acompanhamento 60.363 casos e são 1.811.490 casos recuperados.

Estão confirmados 49.377 óbitos, sendo 144 nas últimas 24 horas

22 de Julho de 2021 às 13:45

Jovem é preso com meio quilo de maconha no bairro Novo Santo Antônio em Araxá

O suspeito relatou que era usuário de drogas e tentou mentir sobre seu endereço

Continue lendo após anúncio
 

Com informações e foto da Polícia Militar de Araxá

ARAXÁ (MG) - No dia 21/07, por volta das 14h00min, a Polícia Militar durante operação no bairro Novo Santo Antônio em Araxá, abordou um jovem de 22 anos, que estava em atitude suspeita.

Os militares durante a abordagem o suspeito relatou que era usuário de drogas e tentou mentir sobre seu endereço, dizendo que residia no bairro Abolição.

O jovem foi questionado o motivo de sua conduta duvidosa ele relatou que havia escondido aproximadamente 500 gramas de maconha em seu quarto.

Os militares então realizaram buscas na residência do suspeito próximo ao local da abordagem, onde localizaram a droga.

O jovem recebeu voz prisão, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Araxá, juntamente com o material apreendido.

22 de Julho de 2021 às 13:48

Jovem é preso por tráfico no no bairro Boa Vista em Araxá

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante delito, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Araxá

Continue lendo após anúncio
 

Com informações e foto da Polícia Militar de Araxá

ARAXÁ (MG) - Na noite de quarta-feira, 21/07, por volta das 18h00min, a Polícia Militar durante operação no bairro Boa Vista em Araxá, abordou um jovem de 21 anos, onde a sua residência é alvo de denúncias acerca do tráfico de drogas.

Os militares durante buscas na casa encontraram e apreenderam 19 buchas de maconha embaladas separadamente, além de um embrulho plástico contendo aproximadamente 50 gramas da mesma substância.

O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante delito, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Araxá, juntamente com a droga apreendida.