Informação da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.
Faleceu nesta quinta-feira, dia 18/06/2026, em Patos de Minas/MG, Srª. Nadir Alves Pinheiro (Dona Geni) aos 85 anos.
Deixa as filhas Olímpia e Maria José, demais irmãos, parentes e amigos.
A cerimônia de despedida está sendo realizada na Funerária São Pedro e no Velório Príncipe da Paz, em Patos de Minas/MG, na Rua Ouro Preto, nº 798, Bairro Várzea.
Será sepultada nesta sexta-feira, dia 19/06/2026, às 14h00min. O féretro sairá da Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz, seguindo para o Cemitério da Comunidade de Alagoas.
Informou Funerária São Pedro e Velório Príncipe da Paz.
Saiba a história por trás do uniforme histórico da Seleção Brasileira, ligado ao título de 1958 e à devoção a Nossa Senhora Aparecida

Da redacão Patrocínio Online com blog Padre Paulo RIcardo Créditos: Divulgação/Jordan/Nike
A Seleção Brasileira entrará em campo nesta sexta-feira 19/6, às 21h30min, diante do Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. Além da importância do confronto para as pretensões da equipe no torneio, a partida chama atenção por um detalhe especial: o retorno da histórica camisa azul, uniforme que carrega uma tradição ligada à devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Conhecida mundialmente como "Amarelinha", a Seleção Brasileira tem na camisa amarela um de seus maiores símbolos. Porém, o uniforme azul ocupa um lugar especial na história do futebol brasileiro e também na fé de muitos torcedores.
Segundo relato publicado pelo Portal do Padre Paulo Ricardo, a origem da camisa azul remonta à final da Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia. Na ocasião, o Brasil enfrentaria a seleção sueca, que também utilizava uniforme amarelo. Como os anfitriões tiveram prioridade para jogar com suas cores tradicionais, a delegação brasileira precisou encontrar uma alternativa de última hora.
O problema era que a antiga camisa branca, utilizada antes de 1954, ainda carregava o peso da derrota para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950, episódio que ficou conhecido como Maracanazo. Por isso, a ideia de voltar a utilizar o uniforme branco não agradava aos jogadores e dirigentes.
De acordo com a publicação, enquanto buscava uma solução, o chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho, rezou pedindo ajuda. Em seguida, teria se inspirado na imagem de Nossa Senhora Aparecida, que tradicionalmente é representada envolta em um manto azul.
A partir dessa inspiração, integrantes da delegação saíram pelas ruas de Estocolmo em busca de camisas azuis. Após encontrarem as peças, elas receberam o escudo da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e a numeração dos jogadores.
Vestindo o uniforme azul, a Seleção Brasileira venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou seu primeiro título mundial. A partir daquele momento, a camisa passou a ser vista por muitos como um símbolo de proteção e de uma das maiores conquistas da história do esporte nacional.
Desde então, o uniforme azul tornou-se a opção reserva oficial da Seleção Brasileira e esteve presente em diversos momentos marcantes do futebol brasileiro. Em Copas do Mundo, o retrospecto é amplamente favorável: em 15 partidas disputadas com a camisa azul, o Brasil conquistou 11 vitórias, um empate e apenas três derrotas, registrando o melhor aproveitamento entre todos os uniformes utilizados pela equipe em Mundiais.
Nesta Copa do Mundo de 2026, além do retorno da histórica camisa azul, a Seleção utilizará pela primeira vez meias pretas em um Mundial, formando uma combinação inédita composta por camisa azul, calção azul e meias pretas.
Mais do que uma escolha de uniforme, a presença da camisa azul em campo faz muitos brasileiros recordarem uma história que une esporte, tradição e fé, remetendo ao manto de Nossa Senhora Aparecida e ao primeiro título mundial conquistado pelo Brasil em 1958.
Com mais de 92 mil chamadas falsas ou indevidas registradas em 2025, Governo de Minas reforça o uso consciente do 192

Fonte: Agência de Minas
O trote pode parecer uma brincadeira, mas ocupa as linhas de emergência, atrasa o socorro e coloca vidas em risco. Somente em 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) registrou cerca de 92 mil chamadas classificadas como trotes ou ligações indevidas em Minas Gerais.
Diante desse cenário, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), reforça o alerta para o uso responsável do serviço. A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, destaca que uma chamada falsa pode impedir o atendimento de uma ocorrência grave.
“O trote pode ser uma brincadeira para alguns, mas pode significar a vida de outros. O telefone do Samu que está ocupado com uma ligação dessas, deixa de atender uma pessoa que precisa de ajuda urgente naquele exato momento”, alerta.
A supervisora de enfermagem das bases descentralizadas de Lagoa Santa e Confins, Brisa Emanuele, lembra que qualquer família pode precisar do Samu. “Quando uma linha está ocupada por um trote, alguém que realmente necessita de atendimento pode ter dificuldade para conseguir ajuda. O serviço deve ser acionado apenas em situações reais de urgência em saúde”, afirma.
Ligações falsas atrasam o socorro
Responsável pelo atendimento rápido e especializado em casos de urgência e emergência, o Samu é um dos principais serviços da rede pública de saúde. Só em janeiro de 2026, foram recebidas mais de 184 mil ligações em todo o estado. Aproximadamente 5% foram classificadas como trotes.
Segundo a auxiliar de regulação médica da Central de Divinópolis, Jéssica Amaral, cada chamada segue protocolos para a coleta de informações como nome, endereço, idade e pontos de referência.
"O tempo é vida. Enquanto um atendente identifica um trote ou trata de um assunto que não configura urgência, pode haver uma pessoa aguardando atendimento para uma situação grave. Até que a equipe perceba que a ligação é falsa, um tempo precioso já foi perdido", explica Jéssica Amaral.
O diretor clínico da Central de Regulação de Divinópolis, Marco Antônio Expedito, orienta que o usuário mantenha a calma e responda corretamente às perguntas. “As informações fornecidas durante a ligação são fundamentais para direcionar o atendimento e permitir que a equipe chegue rapidamente ao local da ocorrência”, destaca.
Conscientização e prevenção
Para reduzir as chamadas falsas, o Samu mantém ações de conscientização em diferentes regiões de Minas. São realizadas palestras em escolas e treinamentos em empresas, hospitais, clínicas, instituições religiosas e comunidades urbanas e rurais.
Na macrorregião Centro-Sul, também foi implantado um sistema antitrote, que identifica números com histórico recorrente de chamadas falsas. Ao ultrapassar o limite de 200 trotes, as ligações passam a ser direcionadas para atendimento automatizado. Em uma emergência real, o usuário pode confirmar a necessidade de socorro e prosseguir com a chamada.
Trote pode gerar punição
Além de prejudicar o atendimento, o trote pode configurar crime. O Código Penal Brasileiro prevê punição para a interrupção ou perturbação de serviço telefônico de utilidade pública, com multa e pena de até três anos de detenção. Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 22.452, de 2016, também prevê multa para o acionamento indevido de serviços de emergência, como Samu, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
O alerta é direto: o número 192 deve ser usado apenas em situações reais de urgência. "É muito importante conscientizar a todos de que o trote não é uma mera brincadeira. É uma atitude que pode custar a vida de alguém", reforça Poliana Cardoso.
Novo modelo incorpora rastreabilidade, inteligência artificial e auditoria eletrônica para reforçar a fiscalização, combater fraudes e aumentar a transparência do setor.

Fonte: Agência de Minas fotos: Detran / Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) implementou um novo modelo de gestão para os serviços de estampagem de placas veiculares com foco em ampliar a transparência, fortalecer a fiscalização e aumentar a segurança dos processos. O novo sistema incorpora tecnologias de monitoramento e validação que permitem ao estado acompanhar todas as etapas da prestação do serviço e identificar possíveis irregularidades.
O processo de emplacamento passa a contar com rastreabilidade das operações, registro eletrônico dos serviços realizados, integração dos pagamentos e emissão obrigatória de documento fiscal compatível com os valores efetivamente cobrados. Com isso, o órgão de trânsito ganha mais capacidade para fiscalizar preços praticados, combater a informalidade, coibir práticas anticoncorrenciais e reduzir riscos de sonegação fiscal.
Outro avanço é a adoção de ferramentas tecnológicas voltadas para a segurança. O sistema utiliza inteligência artificial, biometria, geolocalização e mecanismos automatizados de auditoria, recursos que tornam mais difícil a ocorrência de fraudes, adulterações e clonagens de veículos.
O novo modelo não interfere na livre concorrência entre as empresas credenciadas. Um levantamento realizado pelo Detran-MG, em junho, aponta ampla variação nos valores cobrados pelo serviço, com preços entre R$ 100 e R$ 350 para pares de placas de automóveis e de R$ 90 a R$ 300 para motocicletas.
Nesse sentido e, com base em estudos técnicos e pesquisa de mercado, o Detran-MG publicou a portaria nº 889/2026 para instituir parâmetros mínimos e máximos de valores na comercialização de Placas de Identificação Veicular, visando a garantia da exequibilidade e qualidade dos serviços, o equilíbrio econômico financeiro das empresas estampadoras e o combate a práticas anticoncorrenciais na fixação de preços abusivos para o cidadão mineiro.
Redução na taxa de primeiro emplacamento
As mudanças trouxeram benefícios diretos para os proprietários de veículos. Desde 10/6, a taxa de primeiro emplacamento foi reduzida em 50%, passando de R$ 283,71 para R$ 141,85. Além disso, o Governo de Minas eliminou as restrições territoriais para aquisição das placas, permitindo que os cidadãos busquem fornecedores em qualquer município do estado. A medida já contribuiu para reduzir preços que chegavam a R$ 400 para valores próximos de R$ 200 em diversas localidades.
Assim, Minas Gerais segue uma tendência nacional. Pelo menos 16 estados brasileiros já adotaram mecanismos semelhantes de controle e rastreabilidade, considerados boas práticas de gestão pública e importantes instrumentos de combate a fraudes. O objetivo é tornar o mercado mais transparente, proteger os consumidores e garantir maior segurança para a população.
Lotes apresentaram corpos estranhos, alteração de cor e até fragmento de vidro; produtos não podem ser vendidos nem utilizados.

Fonte: Agência Brasil foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira 18/6 o recolhimento de dois medicamentos antibióticos por desvio de qualidade. Os produtos não podem ser vendidos, distribuídos ou utilizados.
A resolução da agência, publicada no Diário Oficial da União, atinge o lote 2519879 do antibiótico Polycid, fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional. O medicamento, de uso injetável, é usado para tratar infecções graves.
De acordo com o texto, a Anvisa recebeu comunicado de recolhimento voluntário iniciado pelo próprio fabricante por conta da presença de um pedaço de vidro no interior do frasco do medicamento.
A resolução atinge ainda o lote 24101854 do antibiótico fosfato de clindamicina 150 mg/ml solução injetável (caixa com 50 ampolas), fabricado pela Hypofarma - Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda.
Segundo a publicação, foi confirmado desvio referente à solução de cor amarelada, incluindo a presença de corpos estranhos e precipitados no interior do frasco lacrado do medicamento.
Em nota, a Hypofarma informou que a resolução está sendo tratada em conformidade com os protocolos regulatórios aplicáveis e em alinhamento com a autoridade sanitária.
“A companhia mantém colaboração integral com os órgãos competentes e segue adotando todas as medidas adequadas e cabíveis no âmbito de seus processos internos e regulatórios.”
Soro fisiológico
Outro produto alvo da resolução é a solução fisiológica de cloreto de sódio Equiplex – 9mg/ml, produzida pela Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda. Segundo a Anvisa, o lote 2513588 (validade 30/6/2027) apresentou desvio de qualidade e deve ser recolhido.
“O produto também não pode ser vendido, distribuído ou utilizado”, destacou a agência em nota.
Farmácia de manipulação
A resolução determina ainda o recolhimento de todas as preparações magistrais produzidas pela Farmácia S J do Jabour Ltda.
“Foi comprovada a exposição e a comercialização de produtos manipulados padronizados e não individualizados, sem a devida prescrição por profissional competente”, informou a Anvisa.
“Os medicamentos eram divulgados e comercializados por meio do site da empresa e de redes sociais, inclusive com nome comercial dos produtos nos rótulos”, completou a agência.
A Agência Brasil aguarda retorno da União Química Farmacêutica Nacional. A reportagem não conseguiu contato com a Equiplex Indústria Farmacêutica Ltda e com a Farmácia S J do Jabour Ltda.
Vítima realizava instalação de calha quando teve contato acidental com rede energizada em obra na zona rural.

Com informações e foto do Corpo de Bombeiros
ARAXÁ (MG) – Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na quarta-feira, 17/6, para uma ocorrência envolvendo um trabalhador vítima de choque elétrico em uma propriedade rural no município de Araxá.
Segundo os bombeiros, a guarnição foi acionada presencialmente pelo proprietário da fazenda, que informou que a vítima realizava a instalação de uma calha em uma edificação em construção quando sofreu uma descarga elétrica após contato acidental com uma rede energizada. Conforme o relato, a energia do local foi imediatamente desligada e o trabalhador permaneceu amparado por colegas até a chegada dos bombeiros.
Os bombeiros, ao chegarem ao endereço, encontraram a vítima consciente e orientada, sobre o telhado da construção. Utilizando técnicas e equipamentos apropriados, a equipe acessou o local e realizou a avaliação da vítima, constatando queimaduras em diversas regiões do corpo, compatíveis com lesões provocadas por eletricidade.
Após o atendimento inicial, o trabalhador foi retirado do telhado em segurança, recebeu os cuidados pré-hospitalares necessários, incluindo oxigenoterapia e proteção térmica, e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá para avaliação e tratamento médico especializado.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da adoção de medidas de segurança durante a realização de trabalhos próximos a redes elétricas, destacando a necessidade de planejamento prévio das atividades, utilização de equipamentos de proteção adequados e manutenção de distância segura de instalações energizadas.
Samu realizou atendimento pré-hospitalar e encaminhou a vítima para unidade de saúde após o resgate

Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã de terça-feira, 16/6, por volta das 10h40min, em apoio ao Samu para uma ocorrência de um trabalhador que havia sofrido choque elétrico sobre andaime em um posto de combustível na BR-251, KM 900, chegando na cidade de Unaí.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trabalhador prestava um serviço em um posto de combustíveis quando recebeu a descarga elétrica.
A vítima de eletrocussão sofreu queda do topo do platô onde estava e ficou retida a cerca de cinco metros de altura. Quando os militares chegaram, encontraram o homem já consciente e orientado, com quadro estável, apesar das lesões sofridas (queimaduras) pelo choque elétrico.
O acidente ocorreu após o contato de um vergalhão com a rede de baixa tensão.
Os bombeiros estabilizaram o andaime, ancorando a estrutura, subiram e acessaram a vítima; em seguida, a retiraram do local de forma guiada e segura, com técnicas de rapel. Ao nível do solo, a guarnição deixou o trabalhador aos cuidados da equipe do Samu, que fez o atendimento pré-hospitalar e o encaminhou para uma unidade de saúde.
Objetos pessoais encontrados às margens da lagoa ajudaram a indicar possível entrada na água


Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na noite de terça-feira, 16/6, por volta das 18h30min, para uma ocorrência de afogamento presumido em uma lagoa na comunidade de Olhos D’Água, zona rural do município de São João da Ponte.
Segundo os bombeiros, o acionamento ocorreu após familiares relatarem o desaparecimento de um jovem de 22 anos, que havia saído de casa para acompanhar obras de asfaltamento em uma estrada próxima à sua residência. Segundo os familiares, era habitual que ele retornasse após poucas horas, o que não aconteceu desta vez.
Os militares, durante as buscas realizadas pelos parentes, encontraram às margens de um lago objetos pertencentes à vítima, entre eles um chapéu e um celular. Além disso, uma garrafa de água foi localizada boiando na superfície. Também foram identificados vestígios que indicavam a entrada da vítima na água, sem sinais de saída, reforçando a suspeita de afogamento.
Diante das informações recebidas, uma equipe do 7º Pelotão de Bombeiros Militar, sediada em Januária, deslocou-se imediatamente para o local a fim de coletar informações e planejar as operações de busca. Ao amanhecer do dia seguinte, os bombeiros iniciaram as buscas subaquáticas. Após aproximadamente 35 minutos de mergulho, o corpo da vítima foi localizado a cerca de 3 metros de profundidade.
Os militares, após localizarem a vítima, realizaram o contato com a perícia da Polícia Civil e, seguindo as orientações repassadas, o corpo foi liberado para a funerária responsável, que realizou sua remoção para o Instituto Médico-Legal (IML) de Januária. O Corpo de Bombeiros permaneceu no local até a conclusão dos trabalhos.
O CBMMG reforça a importância da adoção de medidas de segurança em ambientes aquáticos, especialmente em locais sem monitoramento, sinalização ou infraestrutura adequada para banho e recreação.


Operações da Polícia Militar resultam em quatro prisões e apreensão de drogas, dinheiro e objetos em diversos bairros da cidade

Na madrugada desta quarta-feira (17), por volta da 1h26, equipes da Polícia Militar realizavam operação no bairro Morumbi, em Uberlândia, quando visualizaram indivíduos em atitude suspeita na Avenida James Siqueira.
Ao tentarem realizar a abordagem, um dos envolvidos, de 27 anos, evadiu-se do local, sendo acompanhado e contido pelos militares. Durante a fuga, o suspeito dispensou materiais ilícitos, que foram recuperados pela guarnição.
Após buscas, foram localizados:
19 papelotes de cocaína;
01 porção de maconha;
R$ 33,65 em dinheiro;
01 aparelho celular.
Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas e encaminhado à delegacia de plantão.

Por volta das 3h34 desta quarta-feira (17), a Polícia Militar foi acionada via Copom para atender uma ocorrência na Avenida Monsenhor Eduardo, no bairro Presidente Roosevelt, em Uberlândia.
Os proprietários de um estabelecimento comercial relataram que visualizaram dois indivíduos tentando praticar furto no local. Ao chegar, a guarnição constatou o rompimento de um obstáculo para acesso ao imóvel e danos a uma televisão LED de grande porte.
No interior do comércio, foram encontradas duas ferramentas do tipo torquês, utilizadas na ação criminosa.
O suspeito, de 28 anos, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de plantão.
Materiais apreendidos:
02 alicates torquês.
Na noite do último dia 15 de junho, por volta das 23h28, a Polícia Militar foi acionada por populares no bairro Carajás, em Uberlândia, com a informação de que dois indivíduos haviam subtraído o aparelho celular de um passageiro de 55 anos no interior de um ônibus.
Após diligências, os militares localizaram e recuperaram o celular nas proximidades de uma escola municipal, localizada na Rua José Malaquias dos Santos.
Um suspeito de 20 anos foi preso e conduzido à delegacia de plantão.
Material apreendido:
01 faca pequena com cabo azul.
Na tarde da última terça-feira (16), por volta das 12h, durante patrulhamento no bairro Residencial Integração, em Uberlândia, uma guarnição policial recebeu informações de que havia um mandado de prisão em aberto contra um homem de 34 anos.
Após diligências, o suspeito foi localizado e preso na Rua Alegria, sendo em seguida encaminhado à delegacia de plantão para os procedimentos legais.
Fonte: Agência Regional de Comunicação Organizacional