1 de Dezembro de 2025 às 18:00

JDJ reúne milhares de adolescentes e jovens na 11ª edição e encerra programação do Jubileu de 70 anos da Diocese de Patos de Minas

Próxima Jornada Diocesana da Juventude será realizada em Monte Carmelo, em 2026.

Encerrando definitivamente as comemorações do Ano Jubilar de 70 anos da Diocese, foi realizada no domingo, 30/11, na cidade de Patos de Minas, a 11ª edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ).

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Segundo a organização, esta edição reuniu cerca de 3.000 adolescentes, jovens e missionários, além da participação de movimentos e grupos de oração das 24 cidades que atualmente compõem a Diocese de Patos de Minas.

Com o tema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), a JDJ esteve também em sintonia com o Jubileu da Esperança, conhecido como Ano Santo de 2025, que está sendo vivido pela Igreja Católica neste ano.

O evento teve momentos de muita espiritualidade, louvor e diversão para a juventude católica.

A manhã começou com a retirada dos kits e o café da manhã.

A animação ficou a cargo do seminarista patrocinense João Pedro, de Gabriela e também da Comunidade Católica Missão Vida Nova, que conduziram diversos momentos de louvor e oração com os presentes.

Antes da Santa Missa, a Cruz Peregrina da JDJ foi recebida ao som da canção do Padre Zezinho “No Peito Eu Levo uma Cruz”, juntamente com a entrada do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, dos missionários e dos organizadores.

Em seguida, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Cláudio Nori, e concelebrada pelos padres Emílio (Padre da Juventude) e Leonardo Ribeiro, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, além da participação dos diáconos transitórios Bruno Oliveira e dos diáconos permanentes, ministros, acólitos, leitores e coral.

A Igreja celebrava o 1º Domingo do Advento, cujas leituras foram do Livro do Profeta Isaías 2,1-5; da Carta de São Paulo aos Romanos 13,11-14a; e do Evangelho de São Mateus 24,37-44.

Em sua homilia, o bispo diocesano dirigiu-se especialmente aos jovens, incentivando-os a permanecer firmes na fé, inspirando-se em Jesus Cristo por meio da escuta da Palavra, da participação na liturgia e da vivência dos valores do Evangelho. Dom Cláudio destacou que o Advento marca um tempo de preparação para a vinda do Senhor, lembrando que Cristo já veio na história, continua vindo diariamente na vida da Igreja e virá definitivamente no fim dos tempos.

O bispo ressaltou a importância de os fiéis viverem em constante vigilância espiritual, seguindo o exemplo de São Paulo, que chama os cristãos a estarem sempre prontos para o encontro com Cristo. Ele reforçou que, pelo batismo e pela crisma, os fiéis são “criaturas novas”, chamadas a abandonar atitudes e comportamentos incompatíveis com o Evangelho.

Em um momento emocionante da homilia, Dom Cláudio comparou o Paiolão, local da celebração, à “montanha do Senhor” anunciada pelo profeta Isaías, destacando que, assim como na profecia, os jovens “vieram pressurosos” para subir essa montanha e se encontrar com Deus. Citou ainda outras passagens de Isaías, especialmente a que convida a transformar armas em instrumentos de trabalho, simbolizando a necessidade de substituir tudo o que gera violência e injustiça por ações que promovam a paz, a vida e a justiça. Segundo ele, essa postura é sinal de esperança e expressão concreta do compromisso cristão por um mundo mais fraterno.

Após a homilia, deu-se a continuidade do rito da Santa Missa, com a consagração da Eucaristia.

Os fiéis receberam o Corpo de Cristo.

Ao término, o bispo anunciou que, no ano de 2026, a próxima JDJ será realizada na cidade de Monte Carmelo.

Depois da Santa Missa, a programação seguiu com Adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de louvor, pregação e testemunho com Jailson Jota.

Durante o evento, ocorreu o Envio da Cruz Missionária e o sorteio da rifa, no chamado Momento de Missão e Continuidade. A Cruz Missionária segue agora para Monte Carmelo, cidade que sediará a próxima edição da JDJ em 2026. O encontro reuniu jovens que celebraram a fé, a esperança e o compromisso de caminhar sempre mais longe.

O encerramento contou com uma palestra de Fabrício Magrelo, integrante da Banda Myron, que conduziu um momento de profunda oração e reflexão.

Em seguida, aconteceu o show da Banda Myron, muito apreciado pelo público.

As seis paróquias de Patrocínio foram representadas pelos movimentos EACs, MEJs e EJCs.

Durante o evento, houve ainda momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em uma tenda montada especialmente para isso, além de uma tenda vocacional.