15 de Outubro de 2020 às 08:44

Café: Arábica tem dia estabilidade em NY e no BR; Londres sobe mais de US$ 20 por tonelada

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 109,60 cents/lb (-50 pontos/-0,45%) no vencimento dezembro/20. 

O mercado segue acompanhando de perto as condições das lavouras brasileiras. Após um longo período de estiagem, volta a chover gradativamente na maior região de produção de café do Brasil, levando alívio ao produtor. Especialistas já dão como certa as baixas para as próximas produções, mas ainda não é possível quantificar o tamanho do impacto da falta de chuva. De acordo com o NOAA, o estado mineiro pode receber volumes acima dos 100 mm nos próximos sete dias.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 108.63 e posteriormente em 107.67. Já resistências vistas em 111.13 e 112.67.

De acordo com a Somar Meteorologia, linhas de instabilidade trazem chuva às áreas de café do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias. As precipitações mais organizadas e intensas ocorrem entre amanhã e quinta-feira e entre o domingo e a terça-feira da próxima semana. A umidade do solo aumentará em pelo menos 20 pontos percentuais entre a Alta Mogiana, Cerrado e sul de Minas Gerais (região de São Sebastião do Paraíso) com acumulado acima dos 50 milímetros em sete dias. A precipitação vem acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Olhando a previsão estendida, para a última semana de outubro, há previsão de manutenção das pancadas de chuva sobre boa parte das áreas de café.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,6030 (+0,39%), após os ganhos acentuados registrados na véspera, em meio a um ambiente global mais cauteloso, enquanto os investidores seguiam atentos a pistas sobre a saúde econômica e fiscal do Brasil.

No exterior, prevalecia a cautela diante do salto nos casos de Covid-19, interrupções em testes de vacinas e novo impasse nas negociações de estímulo fiscal nos Estados Unidos.

A Johnson & Johnson disse na terça-feira que estava interrompendo um teste clínico de uma vacina contra o coronavírus, enquanto a Eli Lilly também disse que havia interrompido um teste clínico de um tratamento com anticorpos. O estudo da farmacêutica britânica AstaZeneca para uma vacina está suspenso há mais de um mês.

Na agenda doméstica, o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,9% em agosto, na comparação com julho, segundo divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de engatar a terceira alta seguida, o setor ainda não conseguiu eliminar as perdas com a pandemia e setor segue 9,8% abaixo do patamar de fevereiro.

Incertezas crescentes sobre como o governo financiaria seu programa de auxílio econômico sem furar o teto de gastos, aprofundadas pelo atraso das reformas em meio à pandemia, têm dominado as atenções dos investidores, sendo apontadas como alguns dos principais fatores de pressão sobre o real, destaca a Reuters.

Na véspera, os economistas elevaram sua estimativa de inflação para este ano e passaram a prever um tombo maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Segundo o relatório focos do Banco Central, a estimativa para a inflação do ano subiu de 2,12% para 2,47%. Foi a nona alta seguida do indicador. Já a projeção de retração da economia neste ano passou de 5,02% para 5,03%.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!