Padre Osvânio se despede e assumem o pároco Luiz Antônio e vigário Antônio Lemos na Paróquia São Damião de Moloakai

9 de Fevereiro de 2021 às 12:44

Aconteceu na noite de sábado, 06/02/21 com retransmissão do Patrocínio Online, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a posse do novo pároco Luiz Antônio e vigário Antônio Lemos.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O ritual de posse do titular da Paróquia São Damião de Molokai foi lido pelo padre Osvânio Mariano conforme os cânones da Igreja.

A cerimônia de posse contou com o bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, padres Luiz Antônio, Antônio Lemos, Osvânio Mariano, Edmar Oliveira, Artur Nelson de Oliveira e Hilário França, ministros, seminarista Kairo e devido a pandemia teve a presença de pastorais, familiares e amigos.

A missa de posse teve início com as orações e apresentação do sacerdote para toda a comunidade.

Durante a cerimônia o padre renovou suas promessas sacerdotais, fazendo seu juramento de fidelidade e o cumprimento da Palavra de Deus.

No sábado a Igreja sempre proclama o evangelho de domingo que teve como leituras Jó 7,1-4.6-7, Salmo Responsorial 146/147, 1 Coríntios 9,16-19.22-23 e São Marcos 1,29-39.

Antes da proclamação do Evangelho o novo administrador paroquial recebeu do bispo o livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.

O bispo em sua homilia abordou sobre o Evangelho e as leituras e iniciou a sua homilia dizendo que a posse de um no pároco é um convite a toda a comunidade paroquial para renovar seus propósitos e viver sua vocação batismal e a sua dimensão missionaria e citou a primeira leitura o Livro de Jó sobre o seu sofrimento, superação e a confiança em Deus que nunca nos abandona e Deus é o nosso sustento e nos ampara diante das dores e sofrimentos.

Dando sequência aos tradicionais ritos de posse, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo Dom Claudio as chaves da Igreja.

Em seguida, o bispo o direcionou a locais fundamentais na vida do cristão, como: presbitério e com sua cadeira presidencial e o Sacrário.

A Santa Missa após homilia seguiu com rito a consagração da Eucaristia e Comunhão.

No final da Santa Missa o padre recebeu homenagem.

O novo pároco proferiu seu discurso, apontou alguns desafios e exaltou o padre Osvânio que será muito difícil substitui e falou dos desafios da pandemia, agradecendo a sua mãe pela presença que já é idosa e no momento que falou sobre ela se emocionou porque não sabia que ela conseguiria chegar para sua posse.

Agradeceu o bispo, padres e a todos ali presentes.

Ele destacou que quer a Paróquia São Damião de Molokai uma igreja missionaria, de caridade e também com mais orações, terços, grupos de orações e adorações ao Santíssimo Sacramento.

Padre Osvânio agradeceu a diocese de Patos de Minas e disse que para ele foi uma semana difícil de assumir a função de Superior Provincial do Brasil e Região do Paraguai da Congregação SSCC que teve que fixar em oração para escolher.

Agradeceu a Deus pelos 3 anos que ficou na diocese e também que foi muito bom ficar na paróquia São Damião de Molokai e agradeceu a Pascom, o site Patrocínio Online e Rádio Capital pelas transmissões.

No final posou para fotos com a Pascom a Pastoral da Comunicação que vem desempenhando um grande trabalho durante a pandemia que é evangelizar.