Jovem de Patrocínio é o primeiro diácono a ser ordenado na Matriz São José onde começou vida religiosa como coroinha

12 de Dezembro de 2019 às 11:27

No último sábado (07), na Igreja Matriz São José, ocorreu a ordenação diaconal do jovem Víctor Lucas Alves Vitória, presidida pelo Bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Claudio Nori Sturm.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Víctor Lucas Alves Vitória é filho de Vânio Vitória de Souza e Vera Lúcia Alves Barbosa e irmão de Vitória Thaís Alves de Souza.

O tema da sua ordenação foi faça-se em mim segundo a tua palavra Lucas 1,26,38.

O evento teve início às 9h, com a Santa Missa solene. Na cerimônia estiveram presentes a família do diácono Víctor, amigos, além de padres, diácono, religiosos, religiosas e seminaristas.

Após a homilia, o eleito fez o propósito de se consagrar ao serviço da Igreja, imitando o exemplo de Jesus Cristo, obedientes ao Bispo e seus sucessores.

Seguindo o rito, o acólito se prostrou diante do altar, durante o canto da Ladainha de Todos os Santos. Logo após, o eleito foi ordenado pela imposição das mãos de Dom Claudio, que conduziu a oração da prece de ordenação.

Em seguida, o ordenado recebeu a estola diaconal e a dalmática, sendo as vestes diaconais entregues por seus padrinhos de ordenação Pe. Sizenando e Monsenhor Izael.

Das mãos do Bispo, recebeu o Livro dos Evangelhos e foi cumprimentado por ele e pelo diácono presente.

A Santa Missa continuou como de costume.

Segundo tradição da Igreja Catt o diaconato se manifesta na diaconia da Palavra, do altar e na caridade. O diácono é servo do Evangelho e se coloca no altar a serviço, ao lado do bispo ou do presbítero que preside cada celebração eucarística. Também, se coloca a serviço dos mais pequeninos deste mundo, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que também veio ao mundo não para ser servido, mas para servir.

O diácono, portanto, é aquele que gasta sua vida a serviço dos irmãos.

Após a Ordenação o novo Diácono foi cumprimentado por familiares, amigos, autoridades e movimentos.

Vale destacar a recepção dos movimentos da Igreja como EACs e EJCs das Paróquias São José e São Geraldo nas avenidas do centro da cidade e do bairro Marciano Brandão alegrando a todos que passavam sentido a Igreja.

Após a Santa Missa, os convidados foram recebidos para um almoço no poliesportivo do colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos. Momento inesquecível e único na Paróquia São José, É a primeira vez que se ordena um diácono nesta paróquia.