




Encerrando definitivamente as comemorações do Ano Jubilar de 70 anos da Diocese, foi realizada no domingo, 30/11, na cidade de Patos de Minas, a 11ª edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ).
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Segundo a organização, esta edição reuniu cerca de 3.000 adolescentes, jovens e missionários, além da participação de movimentos e grupos de oração das 24 cidades que atualmente compõem a Diocese de Patos de Minas.
Com o tema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), a JDJ esteve também em sintonia com o Jubileu da Esperança, conhecido como Ano Santo de 2025, que está sendo vivido pela Igreja Católica neste ano.
O evento teve momentos de muita espiritualidade, louvor e diversão para a juventude católica.
A manhã começou com a retirada dos kits e o café da manhã.

A animação ficou a cargo do seminarista patrocinense João Pedro, de Gabriela e também da Comunidade Católica Missão Vida Nova, que conduziram diversos momentos de louvor e oração com os presentes.





Antes da Santa Missa, a Cruz Peregrina da JDJ foi recebida ao som da canção do Padre Zezinho “No Peito Eu Levo uma Cruz”, juntamente com a entrada do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, dos missionários e dos organizadores.




Em seguida, aconteceu a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Cláudio Nori, e concelebrada pelos padres Emílio (Padre da Juventude) e Leonardo Ribeiro, Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista, além da participação dos diáconos transitórios Bruno Oliveira e dos diáconos permanentes, ministros, acólitos, leitores e coral.



A Igreja celebrava o 1º Domingo do Advento, cujas leituras foram do Livro do Profeta Isaías 2,1-5; da Carta de São Paulo aos Romanos 13,11-14a; e do Evangelho de São Mateus 24,37-44.

Em sua homilia, o bispo diocesano dirigiu-se especialmente aos jovens, incentivando-os a permanecer firmes na fé, inspirando-se em Jesus Cristo por meio da escuta da Palavra, da participação na liturgia e da vivência dos valores do Evangelho. Dom Cláudio destacou que o Advento marca um tempo de preparação para a vinda do Senhor, lembrando que Cristo já veio na história, continua vindo diariamente na vida da Igreja e virá definitivamente no fim dos tempos.
O bispo ressaltou a importância de os fiéis viverem em constante vigilância espiritual, seguindo o exemplo de São Paulo, que chama os cristãos a estarem sempre prontos para o encontro com Cristo. Ele reforçou que, pelo batismo e pela crisma, os fiéis são “criaturas novas”, chamadas a abandonar atitudes e comportamentos incompatíveis com o Evangelho.
Em um momento emocionante da homilia, Dom Cláudio comparou o Paiolão, local da celebração, à “montanha do Senhor” anunciada pelo profeta Isaías, destacando que, assim como na profecia, os jovens “vieram pressurosos” para subir essa montanha e se encontrar com Deus. Citou ainda outras passagens de Isaías, especialmente a que convida a transformar armas em instrumentos de trabalho, simbolizando a necessidade de substituir tudo o que gera violência e injustiça por ações que promovam a paz, a vida e a justiça. Segundo ele, essa postura é sinal de esperança e expressão concreta do compromisso cristão por um mundo mais fraterno.


Após a homilia, deu-se a continuidade do rito da Santa Missa, com a consagração da Eucaristia.






Os fiéis receberam o Corpo de Cristo.

Ao término, o bispo anunciou que, no ano de 2026, a próxima JDJ será realizada na cidade de Monte Carmelo.







Depois da Santa Missa, a programação seguiu com Adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de louvor, pregação e testemunho com Jailson Jota.


Durante o evento, ocorreu o Envio da Cruz Missionária e o sorteio da rifa, no chamado Momento de Missão e Continuidade. A Cruz Missionária segue agora para Monte Carmelo, cidade que sediará a próxima edição da JDJ em 2026. O encontro reuniu jovens que celebraram a fé, a esperança e o compromisso de caminhar sempre mais longe.


O encerramento contou com uma palestra de Fabrício Magrelo, integrante da Banda Myron, que conduziu um momento de profunda oração e reflexão.

Em seguida, aconteceu o show da Banda Myron, muito apreciado pelo público.
As seis paróquias de Patrocínio foram representadas pelos movimentos EACs, MEJs e EJCs.
Durante o evento, houve ainda momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em uma tenda montada especialmente para isso, além de uma tenda vocacional.