2.500 jovens da diocese de Patos de Minas participam da Jornada Diocesana da Juventude em Patrocínio

23 de Outubro de 2023 às 19:17

Após 4 anos, a Jornada Diocesana da Juventude voltou a ser realizada no domingo, 22/10, em Patrocínio. A última JDJ foi em Coromandel em 2019 e devido à pandemia de covid-19, a edição de 2020 que seria em Patrocínio foi adiada para 2023.

O evento que reuniu cerca de 2.500 adolescentes, jovens e missionários teve a participação de movimentos e grupos de oração de 24 cidades que atualmente compõem a diocese de Patos de Minas.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Com o tema da JMJ Lisboa Portugal, “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), ela teve momentos de muita espiritualidade, louvores e outros momentos especiais.

A manhã de domingo começou com os participantes pegando os kits e tomando o café. Simultaneamente, a Cruz Peregrina da Jornada Diocesana da Juventude chegava em carreata na Avenida Marciano Pires, no local do evento.

Após o evento, a animação ficou por conta da Comunidade Católica Missão Vida Nova, que realizou diversos momentos de louvor e oração com os presentes.

Antes da Santa Missa, a Cruz Peregrina da JDJ foi recebida pelos presentes com a canção de Padre Zezinho "No Peito Eu Levo uma Cruz" e também com a entrada dos missionários e organizadores.

Após, aconteceu a Santa Missa, celebrada pelo bispo diocesano Dom Cláudio Nori, concelebrada pelos padres vigário geral Geraldo Magela, Emílio (Padre da Juventude), Robson (Comunicação), Wanderson ss.cc (vigário da Paróquia São Damião de Molokai), Edvaldo Carneiro ss.cc (segundo formado da Congregação em Belo Horizonte) e o diácono João Carlos.

No início, houve a procissão de entrada feita pelos seminaristas, leitores, ministros e sacerdotes.

A igreja celebrava o 29º Domingo do Tempo Comum, que teve como leituras o Livro do Profeta Isaías 45,1.4-6, a leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1Ts 1,1-5b e o Evangelho de São Mateus 22,15-21.

A igreja também celebrava São João Paulo II, e em sua homilia, o bispo diocesano citou duas frases ditas pelo Santo que instituiu as JMJs e JDJs: "Um jovem Evangeliza outro Jovem" e "Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos". O bispo também incentivou os jovens em sua caminhada.

Após, seguiu o rito da Santa Missa com a consagração do Corpo e Sangue de Cristo.

 

Os fiéis comungaram a Eucariítia.

No final da Santa Missa, o Bispo diocesano anunciou que a cidade de São Gotardo será a próxima sede da Jornada Diocesana da Juventude em 2024.

Após a Santa Missa, a programação seguiu com louvor, pregação com o tema da JDJ "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39).

Também durante a programação, foi cantada a música tema da JD e a peça teatral.

Os participantes almoçaram no intervalo.

Após, houve um testemunho com uma das organizadoras, Núria Pinheiro, que falou sobre a sua vida e caminhada.

E encerrando a JDJ, teve o show com Ramon e Rafael, que cantaram diversos louvores e clamaram o Espírito Santo, incluindo o seu sucesso "A Bênção Vai te Lig...

Durante o evento, houve momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento em uma tenda montada ao lado da entrada e a feira vocacional.