19 de Setembro de 2026 às 12:15

VÍDEO: Idoso é atacado por enxame de abelhas e resgatado em estado grave na carroceria de caminhonete

Militares precisaram utilizar jato de água e equipamentos de proteção para retirar a vítima da carroceria de uma caminhonete.

Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros

ANDRADAS (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã de sexta-feira, 18/9, por volta das 9h20min, para uma ocorrência de ataque de abelhas envolvendo um homem de 73 anos, na Avenida João Domiciano da Costa, em frente à fábrica da Trevisan, em Andradas.

Os militares, com a ambulância e o caminhão de incêndio, deslocaram-se imediatamente para o local.

Os bombeiros chegaram ao endereço do fato e encontraram a vítima deitada na carroceria de uma caminhonete, sendo atacada por um enxame de abelhas.

Diante da situação, os bombeiros estabeleceram uma linha de água para aplicação de jato pulverizado sob pressão, com o objetivo de reduzir a quantidade de abelhas sobre a vítima e viabilizar o resgate.

Os militares utilizaram roupas de proteção para apicultura, realizaram uma aproximação rápida, retiraram o homem da carroceria e o conduziram para o interior da viatura de resgate.

A vítima estava consciente, porém apresentava sinais de agravamento do quadro clínico, com início de estado de choque.

Diante da gravidade, a equipe iniciou imediatamente o deslocamento em código 3, com sirenes e sinalização luminosa acionadas, até a Santa Casa de Andradas.

O paciente foi recebido pela equipe de emergência, medicado e permaneceu internado para atendimento médico.

Segundo o relato da vítima, ela estava em uma área de mata próxima ao local, onde pretendia buscar água no leito de um rio, quando foi surpreendida pelo enxame.

Ao tentar escapar, correu em direção à rua em busca de ajuda.

Durante o episódio, funcionários da Trevisan Logística tentaram auxiliar o homem, utilizando água para afastar as abelhas.

Um motorista que passava pelo local parou o veículo, permitindo que a vítima se abrigasse na carroceria da caminhonete. Entretanto, o ataque continuou até a chegada do Corpo de Bombeiros.

Mesmo após a retirada do paciente, várias abelhas permaneceram no interior da ambulância durante o deslocamento até o hospital.

Apesar do risco, os militares mantiveram o atendimento e conduziram a vítima para receber assistência médica.

Vítima foi encontrada na carroceria de uma caminhonete e encaminhada em estado grave à Santa Casa; militares utilizaram jato de água e roupas de proteção para realizar o resgate.

Após o atendimento hospitalar, a equipe do Corpo de Bombeiros retornou ao local para verificar a origem do enxame e avaliar possíveis riscos à população.

Durante a averiguação, foram encontradas apenas algumas abelhas voando de forma isolada, sem oferecer risco iminente.

Os militares também percorreram a área de mata próxima, mas não localizaram o enxame. Não foi possível identificar o local de origem das abelhas, que provavelmente se deslocaram da região.

Orientação do Corpo de Bombeiros:

O Corpo de Bombeiros Militar reforça que a aproximação de enxames de abelhas sem equipamentos de proteção e treinamento adequados pode representar risco grave à vida.

Em situações envolvendo ataques de abelhas, a orientação é:

  • Manter distância do enxame e evitar movimentos bruscos.
  • Buscar abrigo seguro, preferencialmente em local fechado.
  • Não tentar combater ou remover o enxame por conta própria.
  • Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em situações de emergência.