Ao fundo: Dr. Louston Castilho N. Vieira (Médico Psiquiatra); Dr. Marcelo B. Paula (Médico Psiquiatra) e João Paulo Fernandes (Enfermeiro). A frente: Laiany S. Sousa (Psicóloga); Keliana C. Dornelas Tavares (Enfermeira); Dr. Gustavo A. Magalhães Pinto (Médico Psiquiatra)
No Brasil, 23 milhões de pessoas sofrem algum tipo de transtorno mental grave e que necessita de algum tipo de tratamento e intervenção médica, o que leva doenças mentais ocuparem a cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Preocupada com estas patologias que atingem mais de 12% da população brasileira, o Hospital Santa Casa de Patrocínio mantém em sua estrutura física a Unidade de Saúde Mental, que, como integrante da rede psicossocial, juntamente com os CAPS do Município, tem o objetivo de proporcionar maior número de recuperações e reinserções sociais dos pacientes, através da construção de um Projeto Terapêutico Individual de acordo com as necessidades e patologias de cada paciente.
A Unidade é a única de Patrocínio e região habilitada ao SUS para atender, também pacientes com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas durante o período agudo da doença.
Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, trabalha uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada formada por: médicos psiquiatras, médicos clínicos gerais, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Possui 24 leitos dos quais 20 são destinados a pacientes usuários do SUS e 04 destinados a pacientes particulares e convênios.
A equipe desenvolve o Projeto Terapêutico realizando atividades diárias de terapia ocupacional, com o objetivo de que o paciente possa conseguir desenvolver suas atividades diárias, principalmente quando houver a reinserção do mesmo na sociedade.
Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, o paciente é assistido 24 horas e, quando recebe alta é encaminhado para o serviço de referência para a continuidade do tratamento.
Santa Casa de Patrocínio, saúde é nossa razão de ser. (34) 3839-1000
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!