Segundo o Tenente Gilvan, o serviço de inteligência da Polícia Militar já vinha monitorando traficantes, que saiam com drogas de Uberlândia, utilizando ônibus intermunicipais de transporte de passageiros, para distribuição em cidades da região. A equipe Tático Móvel, de posse as informações, monitorou a chegada de um ônibus que vinha de Uberlândia sentido ao Norte de Minas.
Já no final da noite de segunda-feira, dia 15, os militares do Tático Movel, Sargento Gabriel, Cabo Matheus e Soldado Marcos Vinicius, desconfiaram de um cidadão que estava neste ônibus e ao perceber que os militares o monitoravam, rapidamente voltou para o interior do ônibus que faz a linha Uberaba/Montes Claros.
O suspeito foi abordado e em seu bolso foi um encontrada uma pequena quantidade de maconha. Ele tentou negar, mas havia um tiquete da passagem com ele. A sua bagagem, uma mala vermelha, foi localizada e acondicionada na mesma se encontravam vários 39 tabletes de maconha de diversos tamanhis, pesando aproximadamente 34 quilos, que serão pesados e analisados porteriormente pelo laboratório da Perícia Científica da Polícia Civil, assim que for determinado pelo delegado responsável pela Delegacia de Entorpecentes. A droga estava acondicionada junto com Pó de Café para "amenizar" seu cheiro forte.
O suspeito é Gilson Soares Ramos, 33 anos, natural de Pirapora (MG), evitou entrar em detalhes, disse apenas que recebeu a droga de um desconhecido no Terminal Rodoviário de Uberlândia e que ganharia R$1.500,00 para levar a droga para Montes Claros (MG) onde receberia seu "cachê" no ato da entrega.