12 de Fevereiro de 2014 às 22:52

Serviços Gráficos- Cumprindo Bem o Seu Papel

Dia 07/02 comemorou-se o DIA NACIONAL DO GRÁFICO

Dia 07/02 comemorou-se o DIA NACIONAL DO GRÁFICO. A data foi escolhida graças a uma greve promovida pelos profissionais do setor no ano de 1923, buscando melhores condições de trabalho e salários justos, marcando assim a criação de um sindicato para o setor. “Se for necessário, comeremos terra!”. Era o mote, para se ver que a situação era bem critica.

Atualmente a data simbólica serve para homenagear o profissional gráfico, que desempenha um papel fundamental na indústria. Ele está presente no dia a dia de todos, embora muitos não percebam, mas está lá o trabalho árduo por trás de toda arte impressa que se admira.

Aliás, do Império à República, o setor que mais faz um bom papel. Em 1808 o Brasil teve sua primeira gráfica oficialmente instalada. Era a Imprensa Régia, implantada no Rio de Janeiro por D. João VI. Atualmente, o setor representa 1% do PIB brasileiro e 5,8% do PIB industrial. São cerca de 15 mil empresas, sendo responsáveis pela geração de mais de 200 mil postos de trabalho diretos.

Não são números frios, nos dizem respeito. Em 1981, graças à visão privilegiada do Senhor Neném Constantino, surgia em Patrocínio a Serviços Gráficos,S/A, fundada pelos irmãos David Santos e Enói Santos, com a proposta de atender nas confecções de impressos em geral, ao holding de empresas do Grupo Comporte, (Grupo do Sr Neném e filhos).

Conservando um parque gráfico modesto, gestão de estoque estilo “Just in time”, lá se vão mais de três décadas, primando pela qualidade, se aprimorando, se aliando ao contexto de nova tecnologia digitais, sobretudo fiel ao propósito de atender com rapidez, eficiência e qualidade.  E considerando que 98% dos clientes se localizam em outros estados, pontualidade, foi sempre uma palavra de ordem.

O pique diário é  forte para atender prontamente empresas como Gol, Varig, Breda, Piracicabana, Princesa do Norte, Manuel Rodrigues,  Caxiense, Expresso União, APAE de Patrocínio, etc., porém, o  cast  de profissionais mais eficientes de Patrocínio, comandado  pelo Diretor Ronaldo Samuel, gerenciada por Lélis Costa Junior, tem dado conta do recado.

Lá temos um contrato de trabalho há 28 anos, mas dizem que é feio se a coruja se põe a gabar o seu próprio toco, deixo que outros falem. Assino em baixo:

“Passaram-se 22 anos e sem dúvida, também aprendemos a gostar dessa magia que é trabalhar em uma Gráfica, e ficamos muito felizes de poder contar com uma equipe de colaboradores dedicados e compromissados.  (Leis Junior, Gerente Serviços Gráficos)”.

“Em 16 anos de Serviços Gráficos, tenho muita satisfação em dizer que trabalho em uma empresa sólida e organizada, na qual tem me proporcionado muitas oportunidades de crescimento profissional, além de fazer parte de uma equipe de colaboradores coesa e competente. Tenho orgulho de trabalhar aqui e gosto do que faço. (Reinaldo Gonçalves Romão, Designer)

“No início do ano de 1987, comecei a trabalhar na Serviços Gráficos, até então não conhecia nada deste ramo, mas aprendi e hoje depois de 27 anos, sinto orgulhoso em dizer que sou gráfico” (Edvaldo Ribeiro, Coordenador de Produção).

Neste 10/02, numa pausa para café da tarde, a equipe da Serviços Gráficos, lançou um breve olhar sobre o passado, presente e futuro. Um registro, uma lembrança, uma reivindicação... Vendo que com comprometimento de todos a gráfica, tem cumprido bem o seu papel, de parceira do Grupo Comporte. Hora de voltar  ao trampo, pois  muitas folhas em branco  esperavam letras, palavras e imagem. Esta arte é com a gente mesmo.

Na foto: Lélis, Reinaldo, Gilberto, Edvaldo, Higor, Mílton, Alex, Ronaldo, João, Romário, Vanda, Lucília, Irene, Silvânia, Fabiana, Fabíola, Ligiane, Vânia, Rosana, Regina (Ausentes: Tatiana e Rafael)