14 de Novembro de 2018 às 07:33

Segundo Nota de Esclarecimento do DAEPA as fortes chuvas elevaram o nível do Córrego Feio ocasionando problemas no sistema de adução, ocasionando falta de água

Segundo o Daepa a partir de hoje o abastecimento se normalizou

PATROCÍNIO (MG) -  Segundo nota de esclarecimento dp Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio, no último final de semana (9 e 10)  as fortes chuvas que atingiram a região elevaram o nível do Córrego Feio ocasionando problemas no sistema de adução, ocasionando falta de água em alguns bairros da cidade.

Continue lendo após anúncio
 

Segundo o responsável pelo tratamento de água, Peter Munhos Frey, ”quando chove o sistema de adução passa por dois problemas. Primeiro na captação, pois com a chuva o nível do rio sobe, e a enxurrada traz lama, galhos e folhas que acabam entupindo o canal de adução que fica na entrada da barragem. Com isso, é necessária a paralisação das bombas para limpeza do canal, e como o Daepa conta com apenas um canal de captação, nesse tempo de paralisação os reservatórios sofrem uma baixa de nível, devido ao alto consumo do município. Um segundo problema é que a chuva deixa a água mais suja, sendo necessário que passe pelo processo de filtração mais vezes, o que também atrasa sua disponibilização para consumo”.

Ainda, segundo a direção do DAEPA: Cabe esclarecer ainda, que, diferente do que foi divulgado por um ex-vereador em um vídeo em suas redes sociais, desde o início do ano passado diversos investimentos, todos com verba própria do DAEPA, diferentemente de governos anteriores que realizavam financiamentos para tanto, e de forma totalmente transparente, já foram realizados em Patrocínio, como por exemplo a aquisição de novas máquinas pesadas, a construção da nova adutora e a de duplicação dos floculadores, decantadores e filtros na ETA (Estação de Tratamento de Água), investimentos que vão quase dobrar a capacidade de captação, tratamento, distribuição e abastecimento de água potável à nossa população.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!