7 de Outubro de 2016 às 08:08

Santa Casa de Patrocínio inova e realiza tratamento cirúrgico de fratura de coluna percutânea, com corte de meio centímetro.

Segundo o neurocirurgião Dr. Guilherme Magalhães, este procedimento é uma excelente oportunidade para a estabilização da coluna vertebral

A Santa Casa de Patrocínio adquiriu recentemente um moderno intensificador de imagem, tornando possível a realização de cirurgias mais complexas de coluna, além de tornar mais seguras as cirurgias ortopédicas, urológicas e neurocirúrgicas que já eram realizadas no hospital.

No ultimo mês, na Santa Casa de Patrocínio, foi realizado um procedimento denominado CIFOPLASTIA, onde a equipe de neurocirurgia do hospital teve a oportunidade de tratar uma fratura de coluna pelo método percutâneo, onde se realiza uma mínima incisão e realiza a estabilização da coluna vertebral. Tal procedimento, antes realizados em grandes capitais como São Paulo e Belo Horizonte, hoje já é uma realidade na cidade de Patrocínio. 

Segundo o neurocirurgião Dr. Guilherme Magalhães (foto acima), este procedimento é uma excelente oportunidade para a estabilização da coluna vertebral em pacientes idosos, portadores de osteoporose ou tumores na coluna, onde um grande procedimento cirúrgico poderia ter um risco elevado em pacientes debilitados.

“A cifoplastia, é uma técnica nova no tratamento das fraturas da coluna vertebral, estando presente no Brasil somente nos últimos anos. Realiza-se uma mínima incisão, de cerca de meio centímetro, onde com cateteres você consegue ter acesso para dentro do corpo de vértebra. Uma vez dentro da vértebra, se infla um balão possibilitando uma melhora do achatamento, restabelecendo o tamanho da vértebra. Após retornar o tamanho do corpo vertebral, coloca-se um cimento ósseo especial, garantindo uma estabilização da coluna vertebral. Este procedimento é ideal para fraturas decorrentes de osteoporose ou tumores de coluna, onde com um grande acesso cirúrgico você poderia enfraquecer ainda mais a coluna. Por se tratar de um procedimento percutâneo, o tempo cirúrgico é menor, a agressão cirúrgica é menor, o tempo de anestesia é menor, sendo muito indicado para pacientes idosos ou com problemas mais graves de saúde” afirma o Neurocirurgião Dr. Guilherme Magalhães. 

A Sra. Maria Auxiliadora de Avila Guarda, foi vítima de queda da escada com fratura da nona vértebra da coluna torácica. Apresentava dores incapacitantes que dificultaram tarefas simples da vida diária como tomar banho, escovar os dentes, lavar o rosto. Após o procedimento de CIFOPLASTIA, apresentou uma melhora completa da dor no local da fratura. 

De acordo com a Sra. Maria Auxiliadora, “Patrocínio tem bons médicos e a cidade já tem uma estrutura que não tinha antes. Eu nunca havia feito uma cirurgia, mas, o médico me passou muita confiança. Ter a escolha de poder operar na nossa cidade foi bom, não precisou deslocar a família, operei na sexta-feira e domingo já estava em casa, não senti mais dor. Durante toda a vida eu elogio a Santa Casa, gosto dos médicos, são atenciosos, estou muito satisfeita.”.

Agradecemos a Sra. Maria Auxiliadora pela confiança depositada no nosso hospital e ao Dr. Guilherme Magalhães por complementar o Corpo Clínico da Santa Casa, que oferece uma medicina de alta qualidade para a população em nossa cidade. Hospital Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser.
 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!