18 de Março de 2019 às 22:52

Saiba como fecharam as cotações do mercado do café e dólar neste dia 18/03

Informativo diário Expocaccer

 

 

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 96,85 cents/lb (-95 pontos) no vencimento maio/19. O mercado externo chegou a registrar leve alta na parte da manhã, mas veio para o lado negativo no decorrer do dia, repercutindo informações sobre chuvas no Brasil e oferta.

Os estoques de café verde dos Estados Unidos subiram 209,958 mil sacas de 60 kg no mês de fevereiro, totalizando 6,26 milhões de sacas, segundo dados divulgados pelo GCA (Green Coffee Association).

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 96,12 e posteriormente em 95.38. Já resistências vistas em 97,77 e 98.68.

De acordo com a Somar Meteorologia, a formação de um sistema frontal faz a semana começar com chuva forte no Sul do país. Nos próximos dias, a frente fria avança provocando chuva forte nas áreas do Arábica entre o Paraná e parte do Sudeste, onde além de chover, a temperatura vai diminuir a partir do meio da semana. Na quinta-feira o sistema alcança o Conilon do Espírito Santo e sul da Bahia, provocando chuva e diminuindo o calor.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,8490 (+0,91%), com investidores aguardando a tramitação da reforma da Previdência no Congresso, com atenção especial para as expectativas sobre o envio das novas regras de aposentadoria para as Forças Armadas. A semana é marcada ainda por reuniões do Copom e do Federal Reserve.

Na semana passada, líderes partidários afirmaram que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não votará a PEC da Previdência até que a proposta de reforma dos militares chegue ao Congresso. O mercado está atento a eventuais concessões que podem ser feitas aos militares em razão das mudanças.

Em visita oficial a Washington até terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter no domingo para dizer que ainda não viu a proposta de mudanças nas regras de aposentadorias dos militares, apesar de o governo ter dito que enviará o texto ao Congresso até dia 20.

Também para esta semana, o mercado aguarda reunião do Copom, quando é esperado que se conheça um pouco mais sobre a postura do novo presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto, sem previsão de mudanças na direção da política monetária.

No mesmo dia, autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) se reúnem. O mercado projeta que o Fed irá reforçar o tom mais favorável à manutenção da taxa de juros norte-americana no patamar atual, podendo até descartar uma nova alta para este ano.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!