(Foto: Frederico Ferreira) Uma notícia boa que circula pela região, bem comentada em todo estado, é a confirmação de que a vizinha cidade de ROMARIA, terá uma importante fábrica de cimento. Trata-se da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) uma sólida empresa, consolidada com mais de 70 anos no mercado de siderurgia e entre seus portfólios de produtos, está a fabricação de cimento, cuja matriz está em Vota Redonda RJ. A empresa anunciou que investirá R$ 1,8 bilhão em duas fábricas de cimentos em Minas Gerais, localizadas nos municípios de Arcos e ROMARIA. As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
A meta da empresa, que enfrenta competição, principalmente, das concorrentes, Votorantim, InterCement / Cimpor, Holcim, Lafarge e Cimento Tupi, é, com estas duas novas unidades, passar a atender plenamente os Estados de Minas e São Paulo, além do Rio de Janeiro. Em breve, será assinado um protocolo de intenções entre a empresa, o governo estadual, os municípios e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).
Conforme a secretaria informou em nota, serão construídos um forno de clínquer (matéria-prima para a fabricação do cimento) com capacidade de 6,5 ton/dia em Arcos e três moagens, duas em Arcos e uma em ROMARIA. Com o investimento em Minas, a produção de cimento da unidade da CSN em Volta Redonda (RJ) será aumentada de 2,4 milhões para 5,4 milhões de toneladas/ano. O aporte irá gerar cerca de mil novos empregos no Estado. Informação extraoficial do jornal "Correio de Uberlândia", diz que no projeto de ROMARIA, a CSN vai investir inicialmente R$ 250 milhões com ampliações sucessivas já previstas no futuro.
ROMARIA, tem na agricultura o carro chefe da economia local, com destaque para o cultivo do café e da soja. Segundo o site da prefeitura, o município possue cerca de 3.671, habitantes, com 95% de asfaltamento das ruas, Posto de Saúde, Centro do Idoso, Biblioteca Pública, Terminal Rodoviário, Hospital N. S. ABADIA, Posto de Fisioterapia, Centro Comunitário, Quadras de Esporte, Ginásio Poliesportivo e um Clube Campestre maravilhoso.
Contudo, o município é reconhecido nacionalmente, pelas grandes festas religiosas. Em janeiro, no 2º. Domingo comemora - se o Encontro das Folias de Reis, mais de 10.000 pessoas reúnem - se para as Festividades, a comida é gratuita.
No 2º. Domingo de Maio, comemora - se o Encontro dos Congados, centenas de grupos de congados reúnem - se na Praça do Santuário para louvar a N. S. da Abadia.
No último Sábado de junho, tem-se a Cavalhada de São Benedito, centenas de cavaleiros participam deste Evento; sem a grandiosa Festa de N. S. da Abadia do dia 1º. a 15º.de Agosto, onde se reúnem mais de 300.000 pessoas para venerar a Imagem de N. S, da Abadia, inúmeras romarias que vem de várias cidades visitar Nossa Senhora.
Agora, além da vantagem dessa diversificação econômica o Grupo CSN, afirma que tem entre seus valores fundamentais o compromisso com a responsabilidade sócio/ambiental/cultural e econômico das comunidades onde atua. Para este trabaho a companhia tem como braço direito a Fundação CSN, com 54 anos de experiência.
Parabéns, ao povo especial, aguerrido e gentil da vizinha ROMARIA. Que venha outras conquistas!