9 de Novembro de 2014 às 21:37

Represa de Nova Ponte cai ao nível mais baixo desde que entrou em operação e mortandade de peixes é registrada

Em 2001 o nível da represa chegou a 13,31 e no mesmo mês (novembro) em 2014 a apenas 11,94% do volume últil

Mesmo com as chuvas na última semana o nível do lago da Hidréletrica de Nova Ponte voltou a cair acentuadamente. Em 2001 o nível da represa chegou a 13,31% do volume útil operacional e no mesmo mês (novembro) de 2014, apenas 11,94%. É o nível mais baixo desde que a Hidréletrica entrou em operação em 1994, portanto há 20 anos.

Veja abaixo a comparação entre os dois anos mais secos.

Para comparar: Na foto abaixo, o mesmo local e ângulo da fotografia da Represa de Nova Ponte,  pouco abaixo da região de Moreiras, zona rural município de Patrocínio em Maio de 2013, onde o reservatório já estava relativamente baixo e agora em novembro de 2014, com o nível mais baixo, desde que entrou em operação em 1994.

Na foto abaixo, no mesmo ângulo e local, pode-se ver o Corrégo Santo Antônio "correndo" e parte do que restou da mata ciliar .

E na manhã do último sábado, os proprietários de rancho, localizados neste região, tiveram o dissabor de encontrar muitos peixes mortos, enquanto gaviões e urubus faziam o banquete.

Provavelmente os peixes morreram em virtude da baixa oxigenação, pois muitos ficaram presos em poças d'água, como a que é vista na foto acima.



Na foto abaixo, os urubus em árvores, depois de se fartarem de peixes mortos.