10 de Setembro de 2020 às 10:35

Reportagem Internacional POL: Conheça a Capela em Nova Iorque que sobreviveu a grandes tragédias, como o atentado de 11/11/2001

Veja mais reportagens no Blog Conexão Mundo

 

*Gravado antes da pandemia

Veja também:  Saiba como chegar e conheça as atrações das ilhas de Toronto no Canadá

A capela de São Paulo é uma capela episcopal localizada na 209 Broadway, entre a Fulton Street e a Vesey Street, em Lower Manhattan, Nova York. Construído em 1766, é o mais antigo edifício de igreja sobrevivente em Manhattan e um dos melhores exemplos de arquitetura da igreja da Geórgia tardia. A Capela de São Paulo é uma parte muito ativa da Paróquia da Igreja da Trindade (Igreja Anglicana), realizando cultos, concertos durante a semana, palestras ocasionais e fornecendo abrigo para os sem-teto.

A St. Paul’s Chapel é uma igreja histórica do século XVIII de estilo georgiano, historicamente conhecida como o local onde o Presidente George Washington rezou. Dentre os muitos visitantes famosos dessa capela estão Guilherme IV do Reino Unido e o ex-presidente George H. W. Bush.

Ela sobreviveu a duas grandes tragédias na Big Apple, como o atentado de 11/11/2001 e o grande incêndio em 21/11/1776.

Quando a Capela de São Paulo permaneceu de pé após os ataques de 11 de setembro de 2001 e o colapso do World Trade Center atrás dela, a capela foi posteriormente apelidado de " A Capelinha que Parou ". Antes sobreviveu ao grande incêndio de NY em 1766.

Grande Incêndio de Nova Iorque

O Grande Incêndio de Nova Iorque foi uma ocorrência devastadora que afetou a cidade de Nova Iorque na madrugada de 21 de setembro de 1776, no lado oeste do que então constituía a cidade de Nova Iorque, no extremo sul da ilha de Manhattan.

Ataques de 11 de setembro de 2001

A parte traseira da Capela de São Paulo está voltada para a Church Street, em frente ao lado leste do local do World Trade Center. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, que levaram ao colapso das torres gêmeas do World Trade Center, a Capela de São Paulo serviu como local de descanso e refúgio para trabalhadores de recuperação no local do WTC.

Durante oito meses, centenas de voluntários trabalharam em turnos de 12 horas 24 horas por dia, servindo refeições, arrumando as camas, aconselhando e orando com bombeiros, operários da construção, policiais e outros. Massagistas, quiropráticos, podólogos e músicos também atendiam às suas necessidades.

A igreja sobreviveu sem nem mesmo uma janela quebrada. A história da Igreja declara que ele foi poupado por um sicômoro milagroso no canto noroeste da propriedade que foi atingido por destroços. A raiz da árvore foi preservada em um memorial de bronze pelo escultor Steve Tobin. Enquanto o órgão da igreja foi seriamente danificado por fumaça e sujeira, o órgão foi reformado e está em uso novamente.

A cerca ao redor do terreno da igreja se tornou o principal local para os visitantes colocarem memoriais improvisados ao evento. Depois que ela ficou cheia de flores, fotos, ursinhos de pelúcia e outros apetrechos, os funcionários da capela decidiram erguer vários painéis nos quais os visitantes poderiam adicionar ao memorial. Estimando que apenas 15 seriam necessários no total, eles eventualmente precisaram de 400.

O então prefeito de Nova Iorque Rudy Giuliani fez seu discurso de despedida na igreja em 27 de dezembro de 2001.

A cerca ao redor do terreno da igreja se tornou o principal local para os visitantes colocarem memoriais improvisados ??ao evento. Depois que ela ficou cheia de flores, fotos, ursinhos de pelúcia e outros apetrechos, os funcionários da capela decidiram erguer vários painéis nos quais os visitantes poderiam adicionar ao memorial. Estimando que apenas 15 seriam necessários no total, eles eventualmente precisaram de 400.

A capela é agora um destino turístico popular, uma vez que ainda mantém muitas das bandeiras memoriais ao redor do santuário e tem uma extensa história de áudio e vídeo do evento. Há uma série de exposições na Capela. O primeiro ao entrar é "Healing Hearts and Minds", que consiste em um uniforme de policial coberto com patches de policiais e bombeiros enviados de todo o país, incluindo Iowa, West Virginia, Califórnia, etc. O mais visível é o "Thread Project ", que consiste em vários estandartes, cada um de uma cor diferente e tecidos de diferentes locais ao redor do globo, pendurados no nível superior sobre os bancos.

Segundo e Wikipédia, a Capela da Paróquia da Igreja da Trindade, St. Paul's foi construída em terreno cedido por Anne, Rainha da Grã-Bretanha, projetado pelo arquiteto Thomas McBean e construído pelo mestre artesão Andrew Gautier. Após a conclusão em 1766, foi o edifício mais alto da cidade de Nova York. Ficava em um campo a alguma distância da crescente cidade portuária ao sul e foi construída como uma " capela fácil " para os paroquianos que consideravam a igreja matriz inconveniente de acesso.

Construída em micaxisto de Manhattan com quoins de brownstone, a St. Paul's tem o pórtico clássico , proporções quadradas e detalhes domésticos que são característicos de igrejas georgianas , como a igreja de St Martin-in-the-Fields de James Gibbs , em Londres , após modelado. Sua torre octogonal ergue-se a partir de uma base quadrada e é coroada por uma réplica do Monumento Corágico de Lisícrates (c. 335 aC).

No interior, o corredor simples e elegante da capela tem cores claras, teto plano e lustres de vidro lapidado que lembram os interiores domésticos contemporâneos.

No lado da Broadway do exterior da capela está uma estátua de carvalho do homônimo da igreja, São Paulo, esculpida por um escultor desconhecido e instalada em 1790.  Abaixo da janela leste está o monumento ao Brigadeiro General Richard Montgomery, que morreu no Batalha de Quebec (1775) durante a Guerra Revolucionária Americana . No pináculo, o primeiro sino está inscrito "Mears London, Fecit [Made] 1797." O segundo sino, fabricado em 1866, foi acrescentado em comemoração aos 100 anos da capela.

Em 1960, a capela foi nomeada Patrimônio Histórico Nacional ; também foi considerada um marco da cidade de Nova York e colocada no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1966.

Em 2016, a New York Marcos Conservancy reconheceu os projetos de restauração da capela e do cemitério com o prêmio Lucy G. Moses Preservation.

POL Com informações do Wikipedia


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!