Guloseimas que normalmente nos tiram da dieta e descontrolam o diabetes é a rabanada e outros docinhos.
Mas podemos fazer a rabanada e outros doces um pouco mais saudáveis e sem utilizar o açúcar.
Rabanadas Light:
Bata com o garfo ou um batedor de arame uma gema e três claras e misture com meia xícara de leite desnatado, três colheres das de sopa de adoçante próprio para forno e uma colher das de chá de essência de baunilha.
Mergulhe as fatias de pão nessa mistura (pode utilizar o pão próprio para rabanada ou pão francês adormecido).
Coloque uma colher das de sopa de óleo de canola em uma frigideira anti aderente e doure as fatias de pães.
Para pouvilhar utilize uma colher das de café de canela em pó, adoçante tipo sucralose (uma colher das de sopa) e duas colheres de leite em pó desnatado. As rabanadas podem ser assadas em forno ou levadas nas fritadeiras elétricas como Air Fryer.
As rabanadas preparadas dessa forma são mais saudáveis, mas ainda são alimentos de alto índice glicêmico e calóricos podendo elevar a glicemia e aumentar o peso do paciente. Devem ser consumidos com moderação.
Sorvete de Frutas:
Bata um copo de iogurte natural desnatado com meia xícara de leite desnatado e adoce com sucralose. Bata essa mistura com morangos ou outra fruta de sua preferência e coloque para gelar em forminhas de picolé ou copinhos de plástico para doces.
Se a consistência não ficar adequada use gelatina sem sabor para firmar a mistura.
Saladas de frutas:
A salada de frutas é uma opção que agrada boa parte das pessoas. Colocar a salada de frutas em uma taça grande e bonita estimula seu consumo.
Já temos disponíveis no mercado o leite condensado diet e o creme de leite light que podem acompanhar as frutas. Mas devem ser consumidos com moderação, pois tem carboidrato e calorias.
Brigadeiro Diet:
Bata no liquidificador meia xícara de chá de leite desnatado, uma xícara e meia de leite em pó desnatado, uma colher das de sopa de margarina light, duas colheres das de sopa de adoçante tipo sucralose ou adoçante para forno e fogão, duas colheres de achocolatado diet e uma colher das de sopa de cacau em pó.
Diluir uma gelatina sem sabor em uma xícara de água e deixar ferver antes de acrescentar na mistura acima. Se não utilizar a gelatina (brigadeiro de colher, por exemplo) utilizar a água fervendo na mistura acima.
Colocar em uma panela e levar ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver, acrescentar 25g de chocolate diet ralado e mexer até soltar da panela.
Esperar esfriar e enrolar. Utilizar granulado diet para confeitar.
Pela quantidade de açúcares presentes no panetone diet, assim como em outros produtos diet, não acredito ser vantagem seu consumo. Sobe muito a glicose. Assim, melhor fazer em casa ou consumir o normal e fazer contagem de carboidrato com aplicação da insulina.
Os pacientes que fazem contagem de carboidrato, podem consumir açúcares conforme orientação médica e nutricional.