A pele é o órgão mais extenso dos animais e funciona como uma barreira anatômica e funcional ao meio externo e agentes agressores, além de participar do processo de termorregulação e percepção sensorial.
Muitas vezes os sinais clínicos cutâneos podem indicar algumas doenças sistêmicas como endocrinopatia, hipersensibilidade alimentar e doenças autoimunes.
Os principais sintomas responsáveis pela consulta dermatológica em cães e gatos são prurido alopecia, descamações e lesões cutâneas como pápulas, pústulas, ulceras e tumores.
Em cães os problemas de pele mais comuns estão relacionados a estes parasitas (dermatite alérgica a picada de pulga), sarna (dermadicose/ escabiose e otodicica), alergopatias, doenças de origem bacteriana, fúngica, tumoral e distúrbio da queratinizarão.
A predisposição genética racial e observada com frequência na dermatologia veterinária, assim muitas vezes, a casuística esta relacionada ao modismo das raças mais comumente observadas em cada região. Com o aumento do numero de cães da raça Bulldog Francês, Shihtzu e West Terrier, o número de casos de dermatologia atópica (alérgica) será maior, pois são raças predispostas a este tipo de alergopatias.
As dermatopatias nos gatos são menos comuns do que em cães e os padrões clínicos mais observados são a dermatite miliar, alopecias, dermatoses nodulares e complexos granuloma eosinófilco.
Vários são os exames de pele (disponíveis na Clínica Veterinária Fauna) para solucionar os casos como raspado de pele, citologia, cultura fúngica e trigrama. Os principais tratamentos priorizados após a confirmação do diagnostico, que é o que determina os cuidados incluem antimicrobianos, antifúngicos, antiparasitário, anti-inflamatório, tratamento tópicos e alguns imuno-muduladores.
O médico veterinário especializado e o profissional apto para diagnostico e recomendar o melhor tratamento para o seu cão/gato. Indo ao encontro com as exigências de cada um, proporcionando um maior bem estar do seu cão com o seu tutor (proprietário) garantindo sua melhor qualidade de vida.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!