O Procon Municipal de Patrocínio alerta sobre os golpes recorrentes em Patrocínio e região. Anualmente é formalizado um número significativo de reclamações no Procon Municipal referente ao fornecimento desse produtos e serviços, citados logo abaixo. Fique atento!
Golpe antigo, já aplicado em várias cidades, o Golpe do Colchão já foi diversas vezes aplicado no município de Patrocínio e os alvos principais são os aposentados e pensionistas. A abordagem é feita no domicílio do consumidor.
Normalmente o golpe e aplicado por um ou duas pessoas, que chegam na residência do consumidor e aproveitando da ingenuidade e idade avançada da vítima fazem propaganda de um colchão ortopédico com supostos poderes de cura para vários problemas de saúde.
Utilizando de sua capacidade de convencimento o consumidor (vítima) é induzido a comprar pela garantia de que o produto irá operar milagres, como a cura e alívio de todo tipo de dor, melhoria na circulação, estresse, entre outras. O produto é ofertado por um valor bem acima do valor real do mercado. E não possui garantia de proporcionar nenhum dos benefícios apresentados.
O golpe é classificado como propaganda enganosa e estelionato, tratando-se de prática abusiva de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Outro golpe já bem conhecido é o Golpe da Lista Telefônica, porém continua fazendo vítimas no município de Patrocínio.
Na maioria dos casos os estelionatários entram em contato por telefone, se fazendo passar pela empresa de divulgação, e pedindo a confirmação de alguns dados da empresa (vítima), supostamente para atualização de informações para a lista telefônica, sem o condão de gerar qualquer cobrança, bem como não engendraria qualquer ônus para o consumidor.
Em seguida o vendedor diz que vai passar o contrato ou formulário por fax, bastando a assinatura no final da folha e a devolução do referido contrato. Após a assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, ameaças de protesto, SPC, Serasa e muito mais. O intuito é assustar a vítima e, assim, fazer com que o pagamento seja efetuado.
A melhor defesa, é sempre ter um controle firme sobre a própria administração, contabilidade e processo de pagamento. Não efetue qualquer pagamento. Reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista e procure as autoridades competentes, como Procon, Ministério Público ou Defensoria Pública.
Vale ressaltar que, os Cartórios não realizam cobrança e nem negociam parcelas de dívidas, eles somente protestam a dívida.
Portanto, antes de passar dados via telefone, ou contratar serviços online é preciso antes, pesquisar e verificar a procedência das empresas, e quando aceitar ou adquirir o serviço observar e preencher os campos em branco do contrato, bem como valores e formas de contratação, data de entrega, entre outros itens importantes para sua segurança, e da empresa.
Os dados cadastrais e dados pessoais são sua identidade, e com essas informações é possível contratar em nome delas. Portanto, não repassem a desconhecidos!
LEMBRE-SE: Para não ser vítima de empresas golpistas e de estelionatários, o consumidor deve ficar atento e analisar com reservas aos anúncios e ofertas de produtos ou serviços. Antes de adquirir um produto ou serviço é importante realizar a pesquisa de preços, assim o consumidor evita de ser prejudicado e ainda poupa gastos.
Sempre que a contratação de fornecimento de produto e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicilio, o consumidor poderá exercitar o direito de arrependimento, no prazo de 7 (sete) dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. Neste caso os valores eventualmente pagos, deverão ser devolvidos.
O PROCON alerta os consumidores para escapar destas situações que acarretam em prejuízos financeiros e muitos aborrecimentos. Sempre desconfie, pois o prejuízo pode ser grande.
CONSUMIDOR FIQUE ATENTO!
Para dúvidas e reclamações, Procon de Patrocínio disponibiliza o atendimento pessoal (prestado no Procon), atendimento telefônico (através do disk Procon) e atendimento pela internet, através do Procon Responde (pelo email: [email protected] Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).