27 de Fevereiro de 2014 às 11:39

Presidente Olegário: Ex-secretário do prefeito Palito cobrava de produtores rurais para comprar peças para máquinas

Secretário disse que errou empegar dinheiro, mas sua ideia era agilizar serviços

O ex-secretário de Estrada e Transporte do prefeito Palito “PMDB” Marcionil Cadete Braga, foi convocado a comparecer na 1ª Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Presidente Olegário, a convocação partiu do vereador Manoel de Deus Pereira “Capelobo” e pela Comissão de Educação formada pelos vereadores Zélia Queiroz, José Tiago e Henrique Godinho.

O ex-secretário atendeu a convocação e compareceu a reunião acompanhado pelo seu advogado Dr. Gilvan Geraldo Mendes e familiares. Já no início na reunião ele foi convidado pelo presidente Osmar Pinto Coelho (PV) a prestar esclarecimentos sobre o não recolhimento de guias para o transporte de cascalho.

Perguntado sobre o possível desvio de dinheiro o ex-secretário disse “Errei sim em pegar o dinheiro, mas foi para comprar peças para as máquinas que estavam quebradas, pois se fosse licitar demoraria no mínimo 40 dias, minha ideia era de agilizar o serviço e não de dar prejuízo ao município” disse Marcionil.

Questionado pelo vereador Tião Alvarino (PP) se a ideia de pegar o recurso para comprar peças foi do próprio secretário ou se foi orientado por outras pessoas, “Vereador a ideia foi minha mesma, pois eu queria que os serviços saíssem e não ficasse parado, porque gasta de 30 a 40 dias para comprarem as peças, pensei pode até está errado, mas estou fazendo errado para dar certo, eu não tenho a mínima intenção de dar prejuízo ao município, só queria que funcionasse mesmo”. Falou o ex-secretário.

Segundo ainda o ex-secretário  Marcionil Cadete ele pegou dinheiro de umas 5 a 7 pessoas para efetuar a compra de peças. Perguntado pelo vereador Tião Alvarino se o mesmo havia pegado notas fiscais em seu nome ou em nome da prefeitura, sua resposta foi confusa primeiramente disse que não sabia se tinha que pegar nota, depois questionado mais uma vez disse que tinha tirado em seu nome e em nome da prefeitura.

O vereador Welson Braga falou sobre a Portaria nº 0014/2014 que dispõe sobre a exoneração do funcionário Marcionil Cadete Braga, perguntando se a exoneração foi uma decisão do prefeito ou partiu do funcionário. “Eu que pedi para sair, parece que é uma vergonha muito grande para gente uma coisa dessa, não tive intenção nenhuma de dar prejuízo para o município, todos me conhecem”, respondeu Marcionil.

De acordo com informações o executivo instaurou um Processo Administrativo para apurar as possíveis irregularidades cometidas pelo ex-secretário de estradas e Transportes Marcionil Cadete Braga.

De acordo com o advogado do ex-secretário Dr. Gilvan Mendes o seu cliente não teve intenção de dar prejuízos ao município e se caso necessário seu cliente está à disposição para o recolhimento das guias no valor aproximado de R$ 1.200,00.

No final da reunião que ouviu o ex-secretário os vereadores disseram que vão aguardar o final do processo administrativo para definir qual será o procedimento a ser adotado pela Câmara Municipal.