





A Prefeitura Municipal de Patrocínio realizou, na tarde de quinta-feira, 1º de outubro, a entrega da reforma e ampliação do Parque Municipal Deputado Paulo Pereira – Matinha. A solenidade marcou a reabertura oficial do espaço, que recebeu melhorias em infraestrutura, iluminação, segurança, acessibilidade, paisagismo e áreas de convivência.


A cerimônia contou com a presença do prefeito Gustavo Brasileiro, do vice-prefeito Maurício Cunha, do presidente da Câmara Municipal, vereador Nikolas de Queiroz Elias, dos secretários municipais Fábio de Cássio Torezan, de Meio Ambiente; Roberto Ferreira de Souza Parros, de Mobilidade Urbana e Defesa Social; Thiago de Oliveira Malagoli, de Obras Públicas; e do diretor de Cidades, Gabriel Fagundes Ferreira. Também participaram vereadores que fizeram indicações de melhorias no local, moradores e Lucimar Pereira, sobrinha do homenageado Deputado Paulo Pereira.

Representando a família do homenageado, Lucimar Pereira destacou a importância da preservação do nome do Deputado Paulo Pereira em um espaço que faz parte da história de Patrocínio.
“É uma grande emoção para a nossa família ver o nome do Deputado Paulo Pereira sendo preservado em um espaço tão importante para Patrocínio. A Matinha faz parte da história da cidade e representa um lugar de convivência para muitas famílias. Receber essa homenagem e acompanhar a revitalização do parque é motivo de muito orgulho e gratidão para todos nós”, afirmou Lucimar Pereira, sobrinha do homenageado.

Durante a solenidade, o prefeito Gustavo Brasileiro destacou a importância da reabertura do parque e da entrega de uma estrutura renovada para utilização da população.
“A reforma e ampliação do Parque da Matinha representam a entrega de um espaço preparado para que as famílias de Patrocínio possam voltar a utilizar o parque com mais conforto, segurança e qualidade. É um patrimônio da cidade que volta a cumprir seu papel como espaço de lazer, esporte, convivência e contato com a natureza”, afirmou o prefeito Gustavo Brasileiro.

O secretário municipal de Obras Públicas, Thiago Malagoli, ressaltou as intervenções realizadas na estrutura física do parque, destacando a nova portaria e acesso pela Avenida João Furtado de Oliveira, as melhorias no estacionamento, a revitalização da pista de caminhada, a construção dos novos banheiros acessíveis e as adequações nas áreas de circulação e convivência.
“O trabalho envolveu uma série de intervenções na estrutura do parque, desde a nova portaria e o acesso pela Avenida João Furtado de Oliveira até a revitalização da pista de caminhada, melhorias no estacionamento e a construção de novos banheiros acessíveis. Também foram realizadas adequações nas áreas de circulação e convivência, deixando o espaço mais preparado para o uso diário da população”, destacou Thiago Malagoli.

Já o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Social, Roberto Ferreira de Souza Parros, destacou os investimentos realizados para ampliar a segurança dos usuários, especialmente com a implantação do novo sistema de videomonitoramento e a melhoria da iluminação.
“A segurança foi um dos pontos considerados nas intervenções realizadas no parque. Foram instaladas 32 novas câmeras de videomonitoramento e implantada iluminação em LED, além de outras melhorias na organização dos acessos e dos espaços de circulação. Essas medidas contribuem para que as famílias possam utilizar a Matinha com mais tranquilidade”, afirmou Roberto Parros.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio de Cássio Torezan, ressaltou as ações voltadas à preservação ambiental, ao paisagismo e à recuperação dos espaços naturais do parque, destacando também a importância da participação da população na conservação do local.
“A reforma também contemplou ações de paisagismo, recuperação e adequação de áreas do parque, além do cercamento da lagoa, contribuindo para a proteção do espaço e para a organização da visitação. A Matinha é um patrimônio ambiental do município e a conservação desse espaço depende também do uso consciente por parte de todos”, destacou Fábio Torezan.



Entre as intervenções realizadas estão a implantação de uma nova portaria e acesso pela Avenida João Furtado de Oliveira, melhorias no estacionamento, revitalização da pista de caminhada, instalação de iluminação em LED, implantação de 32 novas câmeras de videomonitoramento, cercamento da lagoa, construção de novos banheiros acessíveis, além de serviços de paisagismo, recuperação e adequação da infraestrutura e melhorias nas áreas de circulação e convivência.
As intervenções foram planejadas para ampliar a segurança, a acessibilidade e o conforto dos usuários, além de proporcionar melhores condições para a prática de atividades físicas, lazer e convivência.
Com a reforma e ampliação, o Parque da Matinha passa a funcionar em novo horário, das 5h às 22h, ampliando o período disponível para utilização do espaço pela população.
Durante a solenidade, foram realizados o descerramento da fita e da placa inaugural, marcando oficialmente a reabertura do Parque da Matinha para a população. Na sequência, autoridades e convidados participaram de uma caminhada pelo espaço para conhecer as melhorias realizadas.
Com a entrega da reforma e ampliação, o Parque Municipal Deputado Paulo Pereira – Matinha passa a oferecer à população uma estrutura renovada e preparada para o esporte, o lazer, a convivência e o contato com a natureza. O novo horário de funcionamento, das 5h às 22h, amplia.
