23 de Outubro de 2018 às 11:52

Por Dentro da Xícara: um tour pela cadeia produtiva do café

Sorteio promovido pela Dulcerrado levou 10 pessoas para viverem experiências em toda cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara.

PATROCÍNIO (MG) - No início do mês de outubro, a Dulcerrado promoveu o sorteio “Por Dentro da Xícara”, que teve como objetivo levar 10 pessoas para viverem experiências em toda cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara. O sorteio foi promovido através das redes sociais da cafeteria e os sorteados foram anunciados no último dia de programação do 26º Seminário do Café por meio de uma transmissão ao vivo pelo Instagram da Dulcerrado.

A programação do sorteio foi dividida em quatro etapas, a primeira delas foi uma visita à fazenda dos produtores do Café Autoral, Gustavo e Lázaro Ribeiro, realizada no dia 04 de outubro, onde os ganhadores do sorteio puderam conhecer um pouco sobre o processo de colheita e pós colheita do café. Ainda no dia 04, os sorteados tiveram a oportunidade de prestigiar a noite de premiação do Concurso de Cafés Campões da Expocaccer e conhecer os vencedores em primeira mão. Já no dia 05, os participantes foram recebidos na Expocaccer para uma visita técnica, onde foi apresentado o trabalho realizado pela cooperativa em prol de cooperados e produtores de toda região. Para finalizar o passeio pela cadeia produtiva do café, os ganhadores participaram também do evento de lançamento do Café Autoral, realizado no dia 06, na Dulcerrado, onde o café foi preparado e degustado no método Hario V60 e harmonizado com espetinho de queijo fresco e cereja desidratada.

Viviane, uma das ganhadoras do sorteio, é natural do Rio Grande do Sul e contou como foi a experiência de participar de um tour pela cadeia produtiva do café. “Estou morando em Patrocínio há 3 meses e, para mim, foi muito enriquecedor participar do ‘Por Dentro da Xícara’, ainda mais porque sou leiga no assunto ‘café’, e estar aqui em Patrocínio, tendo o café como o principal produto da cidade e do Cerrado Mineiro, realmente foi uma honra e me acrescentou muito. Ter esse conhecimento desde a fazenda, como são retirados os grãos, como são separados, como são armazenados e, por fim, como são colocados para o consumidor foi muito gratificante e com certeza agregou muito ao meu conhecimento sobre café. Eu já gostava de café, agora estou gostando mais ainda!”.

Para finalizar, Viviane ressaltou a singularidade do café da Região do Cerrado Mineiro. “O café que a gente compra no mercado é totalmente diferente do café que é produzido aqui, que a gente consegue sentir cada nota, cada aroma... Realmente foi uma experiência única e uma honra prestigiar esse café maravilhoso que é o Café Autoral, do Lázaro e do Gustavo Ribeiro.”

Comunicação Expocaccer

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!