Patrocínio, julho de 2025 – O Dia do Suinocultor, celebrado em 24 de julho, marca o reconhecimento aos milhares de profissionais envolvidos na cadeia de produção da carne suína. A homenagem destaca o protagonismo de um setor estratégico para a economia nacional, que cresce ano após ano com a força do campo e da indústria — especialmente em Minas Gerais, com a relevante atuação da Pif Paf Alimentos.
Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 2024, o Brasil ocupa o 4º lugar como maior produtor mundial de suínos (com 5,3 mil toneladas) e a 4ª posição como maior exportador do segmento, sendo responsável por 13% da comercialização internacional.
Minas Gerais concentra 13% do rebanho de suínos do Brasil
Minas Gerais também tem papel de destaque nesse cenário. Com 5,63 milhões de cabeças de suínos — 13% do rebanho nacional, o estado é o quarto maior produtor do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais do que números... Histórias
O sucesso da cadeia suinícola também se reflete em histórias reais. Um desses exemplos é o caso de André Luiz de Sousa Iria, Operador de Máquinas, que atua na unidade da Pif Paf Alimentos em Patrocínio há 15 anos.
André trabalha na Pif Paf Patrocínio há 15 anos
Com entusiasmo, André conta como o vínculo com a empresa foi importante em suas conquistas pessoais. “Falar da Pif Paf é muito gratificante. Por meio do trabalho, estou prestes a conquistar minha casa própria e iniciar o curso de Medicina Veterinária, dois grandes sonhos que tenho buscado alcançar. Só tenho gratidão pela empresa e por fazer parte de uma das maiores produtoras de proteína animal do País. Juntos aos suinocultores, nossos parceiros integrados, levamos qualidade e excelência para as mesas de famílias no Brasil e no mundo.”
Parceria que impulsiona economia
A integração com produtores é um dos pilares do negócio da Pif Paf Alimentos, que atualmente conta com quase 90 suinocultores parceiros. Nessa relação, a empresa fornece insumos como ração, suporte técnico e assistência veterinária, enquanto os parceiros são os responsáveis pela maior parte do período de criação dos animais.
Um desses integrados é o produtor Luiz Márcio Pereira, parceiro desde 2020. Ele relembra os desafios iniciais e destaca o apoio que recebeu da Pif Paf Alimentos. “A confiança e o suporte técnico que recebi foram fundamentais. Sempre tive um canal aberto com os setores da empresa, o que me dá muita segurança para produzir com qualidade.”
Suinocultura com suporte da Pif Paf mudou a realidade da propriedade de Luiz Márcio
Luiz também destaca como a suinocultura mudou a realidade de sua propriedade — e de sua vida. “A atividade virou uma nova fonte de renda e contribuiu para que eu pudesse expandir os negócios para outros segmentos. Além disso, consegui ampliar o bem-estar da minha família e gerar empregos no município. A Pif Paf Alimentos é uma empresa modelo, que nos dá acesso a recursos e tecnologia e impulsiona a economia da região.”