16 de Dezembro de 2025 às 16:31

Comarcas de Patrocínio e Sacramento recebem visitas técnicas

Equipe da 3ª Vice-Presidência visitou as Comarcas de Patrocínio e Sacramento

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, nos dias 10 e 11/12, visitas técnicas presenciais aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Comarca de Patrocínio, no Alto Paranaíba, e de Sacramento, no Triângulo Mineiro.

As visitas da equipe do Serviço de Apoio (Seanup) ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) objetivaram conhecer as instalações, os fluxos adotados, bem como prestar auxílio aos trabalhos desenvolvidos pelos Cejuscs.

No Cejusc da Comarca de Patrocínio, da esq. para dir.: o colaborador do Seanup Elcio Maia; a estagiária Aline Ferreira da Silva; a servidora Nancy Aparecida Mendes; a colaboradora Tainara Cristiane da Silva; a juíza coordenadora do Centro Judiciário, Maria Tereza Horbatiuk Hypólito; a colaboradora Alice Gonçalves da Silva; o colaborador do Seanup João Vitor Martins; e os estagiários Lucas Gabriel de Sousa Santos e Vitor Augusto de Oliveira Borges (Crédito: TJMG / Divulgação)

Foram apresentadas as boas práticas desenvolvidas em outras unidades, com oferta de auxílio nas rotinas administrativas e na padronização de movimentações processuais e pré-processuais das audiências realizadas pelos Centros Judiciários, além de orientações para o registro adequado dos dados estatísticos.

Patrocínio

No dia 10/12, no Cejusc da Comarca de Patrocínio, coordenado pela juíza Maria Tereza Horbatiuk, a equipe do Seanup esclareceu dúvidas, conheceu a rotina local e apresentou orientações para a padronização das movimentações processuais e a correta coleta de dados estatísticos.

Da esq. para dir.: a colaboradora do Cejusc Tainara Cristiane da Silva; o colaborador do Seanup Elcio Maia; e a coordenadora do Papre FUNCECP, Kelly Isabel Rezende Peres Bernardes (Crédito: TJMG / Divulgação)

A equipe do Seanup também esteve presente nos Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres) instalados na Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (FUNCECP) e no município de Serra do Salitre.

O objetivo foi conhecer a estrutura física e alinhar fluxos administrativos, fortalecendo a integração entre os atendimentos pré-processuais realizados nos Papres e as rotinas do Cejusc local.
 

No Papre instalado no município de Serra do Salitre, da esq. para dir.: a secretária do Posto, Miriam Pires; o coordenador do Papre, Igor Ribeiro Alves Moreira dos Santos; a colaboradora do Cejusc da Comarca de Patrocínio Tainara Cristiane da Silva; o colaborador do Seanup Elcio Maia; e a estagiária do Papre, Natiele Cristina Brito Silva (Crédito: TJMG / Divulgação)

Sacramento

No dia 11/12, na visita realizada ao Cejusc da Comarca de Sacramento, coordenado pela juíza Ivana Fidélis Silveira, a equipe do Seanup orientou sobre os fluxos de trabalho para otimizar o atendimento, além de apresentar projetos de sucessos implementados em outras comarcas, que podem ser adaptados à realidade local.

 

No Cejusc da Comarca de Sacramento, da esq. para dir.: o colaborador do Seanup João Vitor Martins; o colaborador do Centro Judiciário Leonardo Vieira Kassabian; a juíza coordenadora do Cejusc, Ivana Fidélis Silveira; o servidor Marcus Silva Giani; as estagiárias Raissa Barbosa da Silva e Samara Aparecida Dias Limonta; e o colaborador do Seanup Elcio Maia (Crédito: TJMG / Divulgação)

Visitas técnicas
Regulamentadas pela Portaria da 3ª Vice-Presidência nº 3940/2022, as visitas técnicas objetivam o fortalecimento dos serviços prestados pelos Cejuscs e a disseminação de parcerias interinstitucionais, conforme preconizado nos incisos XI e XIII do artigo 2º da Portaria Conjunta nº 1373/PR/2022, que instituiu o Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0).
Além das comarcas eleitas pela própria 3ª Vice-Presidência para acompanhamento, juízes coordenadores de Cejuscs que tenham interesse em receber visitas técnicas da equipe do Seanup/Nupemec podem solicitar pelo e-mail [email protected].

Fonte: Dircom/ TJMG


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!