24 de Novembro de 2025 às 19:12

Patrocínio se prepara para chuvas intensas com foco na prevenção de desastres por meio do Plano de Emergência Pluviométrico lançado pelo Corpo de Bombeiros

Palestra técnica destacou impactos das mudanças climáticas e desafios para o município.

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Patrocínio realizou na tarde desta segunda-feira 24/11, o lançamento oficial do Plano de Emergência Pluviométrico durante evento no auditório da Expocaccer. A iniciativa reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Defesa Civil e diversos órgãos públicos para apresentar as diretrizes do Plano de Enfrentamento a Períodos Críticos (PEP) e alinhar protocolos de prevenção e resposta a desastres naturais no período chuvoso.

Durante o encontro, os militares do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal apresentaram o Plano de Contingência (PLANCON), destacando o mapeamento das áreas de risco, as ações preventivas, os procedimentos de evacuação e a emissão de alertas à população. A programação incluiu ainda uma palestra técnica sobre mudanças climáticas e os eventos extremos decorrentes dessas alterações, com foco nos desafios enfrentados pelo município e nas estratégias para reduzir os impactos à comunidade.

Participaram representantes de diversas secretarias e instituições, entre eles o secretário de Agricultura, Odirlei Magalhães; o secretário de Educação, professor Alexandre; o secretário de Direitos Humanos, Rogério Nelis; e o secretário de Trânsito e coordenador da Defesa Civil, Roberto Barros. Também estiveram presentes os vereadores Alcides e Paulinho Peúca, além de integrantes do Corpo de Bombeiros de Patrocínio e Uberlândia, Polícia Militar, servidores públicos e parceiros institucionais.

O evento foi estruturado em quatro momentos: abertura, duas apresentações centrais, palestra técnica e espaço para perguntas e encaminhamentos. O formato reforçou a importância do trabalho integrado entre governo municipal e órgãos de resposta para aprimorar as ações de proteção e defesa da população.

Segundo os Bombeiros, o Plano de Emergência Pluviométrico faz parte de um conjunto de ações do Estado para o enfrentamento do período chuvoso, em parceria com a Prefeitura e a Defesa Civil. As ações incluem levantamento e atualização de dados, mapeamento de áreas vulneráveis, capacitação das equipes, manutenção de materiais e definição de estratégias de resposta a ocorrências como enxurradas, enchentes e inundações. Embora o lançamento oficial tenha ocorrido nesta segunda-feira, os preparativos começaram ainda em outubro.

O coordenador da Defesa Civil e secretário de Trânsito, Roberto Barros, enfatizou que o plano é resultado de um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros, que oferece expertise em salvamento e resposta rápida. “Por determinação do prefeito Gustavo Brasileiro, estamos apresentando um plano de ação para que, em caso de problemas relacionados às chuvas, possamos orientar e ajudar a população, acionando todas as autoridades necessárias para salvar e proteger vidas”, afirmou.

As ações seguem até o final do período chuvoso, previsto para encerrar em 28 de fevereiro.