O psicólogo, músico e historiador, Bill Wilian, filho dos patrocinenses Otto Rodrigues da Cunha e Maria José da Cunha, fez um álbum comparando cenas de Patrocínio em dois tempos. "A proposta é chamar a atenção para as construções de outras épocas que ainda continuam presentes, com isso, o que parecia comum passa a ser valorizado e cheio de significados para quem não viveu aquelas épocas". disse o autor deste passeio pela história em um só clic:
DOM LUSTOSA
Colégio Dom Lustosa fundado, sob a direção dos Padres dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, no dia 15 de fevereiro de 1927.
CASARÃO DA MATRIZ (MUSEU PROFº HUGO)
Preservar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico demonstra o amor e a inteligência de um povo.Praça da matriz esquina da rua Governador Valadares com Otávio de Brito. Década de 40/50 e atualmente.
COLÉGIO NORMAL
Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio, fundada no ano de 1928, e mantido sob os cuidados, até os dias de hoje, da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar, cidade belga de onde partiram as primeiras missionárias.Enquanto o Colégio Dom Lustosa era voltada para o ensino exclusivamente para homens, a Escola Normal se voltou pra a educação exclusiva para mulheres até o final dos anos 70. Atualmente Colégio Berlaar Nossa Senhora do Patrocínio.
HOTEL DA DONA OLGA BRITO
O Patrocínio Hotel, cruzamento com a rua João Cândido de Aguiar com Cassimiro Santos.
RESIDÊNCIA DO DRº MICHEL WADHY
Casa em estilo neo clássico de Michel Wadhy na esquina da Rua Presidente Vargas com Otávio de Brito. Wadhy foi médico, poeta, humanista, vereador e desportista, entre outras coisas. Foi um dos fundadores da Academia Patrocinense de Letras fundada em 7 de abril de 1982. A casa atualmente funciona a Galeria Michel Wadhy.
ESQUINA MUSEU PROFº HUGO
Praça da matriz esquina da rua Governador Valadares com Otávio de Brito. Década de 40/50 e atualmente.
ARMAZÉM SANTA TEREZINHA
O ainda, incrivelmente resistente ao tempo, Armazém Santa Terezinha. O casarão ao lado, foi abaixo. Atualmente ponto de coletivo
ESQUINA ANTIGA
Esquina da rua Marechal Floriano com a Rua Presidente Vargas década de 40/50 e atualmente.
ELETROAULTO
Esquina do cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a rua Bernado Guimarães. Anos 70 e atualmente.