Com informações da 9ª Região da PMMG
UBERLÂNDIA (MG) No dia 13/06, uma equipe do Choque da PM de Uberlândia estava patrulhando nas imediações do Bairro Santa Mônica momento em que o COPOM registrava uma chamada de uma tentativa de roubo cometida por três indivíduos ocupando uma VW Saveiro CS nas imediações do Motel Deslize.
Com as informações passadas na rede rádio a viatura GER 87 deslocou pelas vicinais com intuito de localizar o referido veículo, porém não obteve êxito. Após cessar o rastreamento a equipe comando retornou pelo trevo do Bairro Alvorada pegou a Avenida Segismundo Pereira, momento em que os militares perceberam dois veículos em atitude suspeita nitidamente saindo em comboio em alta velocidade, sendo o primeiro um VW Golf prata e o segundo um Hyundai HB20 prata, deslocando sentido ao Bairro Alvorada.
Nesse momento a equipe policial fez o retorno para iniciar a abordagem. Durante a aproximação foi possível observar que os veículos estavam seguindo pela BR 452 sentido a cidade de Araxá (MG).
Os militares realizaram uma aproximação e resolveram abordar o veículo VW Gol na BR 452 aproximadamente em frente à empresa como Syngenta. O veículo e seu condutor foram consultados pelo sistema informatizado e a princípio e não havia nada ilícito. Foi realizada uma busca minuciosa pela guarnição no veículo, mas também nada lícito fora encontrado. Nesse ínterim foi observado pela guarnição que enquanto os militares realizavam essa abordagem o veículo Hyundai HB20 cor prata pegou uma estrada vicinal localizada entre a entrada do Motel Deslize e a empresa Syngenta. Os militares liberaram o veículo Golf para permitir o deslocamento da equipe para essa vicinal com intuito de efetuar a abordagem também ao veículo HB 20 que era motivo de suspeição.
Em certo momento, já na estrada vicinal, a viatura GER Comando visualizou o veículo HB20 vindo em sua direção momento em que foram ligados os sinais sonoros e a sirene da viatura, bem como os militares fizeram o posicionamento operacional para a abordagem, mas o condutor do interior do veiculo HB20 efetuou dois disparos de arma de fogo e condutor aumentou a velocidade jogando seu veiculo contra os militares que estavam desembarcados.
Segundo o REDS da PM, esse veículo passou pela viatura e continuou a seguir pela vicinal realizando mais dois disparos de arma de fogo colocando em risco a vida dos policiais militares. Nesse momento os militares da guarnição para repelir a agressão realizaram disparos de arma de fogo em legítima defesa. O veículo HB20 deslocou cerca de 20 metros e perdeu o controle vindo a se chocar contra uma cerca que margeia a estrada vicinal.
Nesse momento a guarnição em posse do escudo balístico realizou a aproximação tática. Após vários minutos de verbalização o suspeito acatou as ordens e conseguiu abrir parcialmente a porta veículo. Foi verificado que esse homem não estava mais em posse da arma de fogo, pois o mesmo teria dispensado o armamento na via.
Realizada a varredura para constatar a segurança do perímetro, de modo a reduzir condição de reação do autor, os policiais de pronto visualizaram grande quantidade de tabletes de maconha no interior deste veículo que havia evadido, além do autor no interior do carro estar ferido e sangrando.
Os militares prontificaram o socorro ao autor foi de imediato sendo encaminhado ao Hospital De Clinicas da UFU dando entrada às 07h05m. O deslocamento foi realizado em prioridade, sendo que a viatura passou pelos radares da BR 050 acima da velocidade permitida.
Segundo a PMMG no momento da abordagem o autor estava desmaiado e as vezes apresentava consciência, apresentava também estar fora de si, não sabendo dizer qualquer informação sobre nome, sua moradia, drogas localizadas em seu veículo ou a arma utilizada contra os policiais.
O perito da polícia civil compareceu ao local e realizou seus trabalhos.
O veículo sofreu diversas avarias e foi rebocado por auto socorro até o pátio credenciado.
Ainda no local da ocorrência foi realizada pelos militares diversas varreduras nos prováveis locais onde o autor poderia ter dispensado o armamento. Durante essas varreduras esse armamento foi localizado pelo por um tenente entre algumas folhas numa mata a uma certa distância onde o veículo colidiu.
A viatura GER 24687 foi atingida por um disparo de arma de fogo na parte da retaguarda na região do para-choque.
Em consulta ao número da arma de fogo, os militares constataram que foi furtada da agência bancária do Bradesco em 31 de maio de 2017 na cidade de Capinópolis.
O material apreendido (101 tabletes de maconha e um Revólver Calibre .38 com 4 munições deflagradas) foi apeendido e encaminhado para a delegacia de plantão.
Ao final da ocorrência o autor foi identificado como Diogenes Abeen Resende, natural de Patrocínio, 29 anos, segundo o REDS da PM, com diversas passagens no sistema prisional pelo cometimento de delitos como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo, furto, receptação. Ele progrediu para o sistema de prisão domiciliar em 17/08/2018. Ele foi atingido com um disparo na cabeça.
O autor permanece no hospital das Clínicas da UFU sob escolta policial, onde se encontra recuperando de um procedimento operatório.
No fechamento da ocorrência a equipe de inteligência do 9º bpe fez contato telefônico com a Policia Militar de São Paulo que fez contato com um bancário na cidade de Pacaembu-SP que informou que o veículo HB20 placa NSD 8807 pertence a ele e se encontra com sua esposa na cidade de Pontaporã-MS, indicando que o veículo utilizado pelo infrator trata-se de clone.
LEIA TAMBÉM: Homens são presos na cidade de Rio Paranaíba após assalto à lanchonete em Serra do Salitre
Veja mais fotos na galeria abaixo.