15 de Outubro de 2026 às 11:58

Parceria e Solidariedade: Sicoob Credicopa apoia Associação das Voluntárias de Patrocínio (AVP) em prol de gestantes de baixa renda

Entidade com três décadas de história em Patrocínio inicia sua 110ª turma de curso para gestantes, consolidando um legado de mais de 5.000 futuras mães assistidas e quase 9.000 enxovais entregues.

PATROCÍNIO (MG) — O Sicoob Credicopa reforça seu compromisso social com a comunidade patrocinense ao apoiar o Curso de Gestantes “Lourdes Pereira Carneiro”, realizado pela Associação das Voluntárias de Patrocínio (AVP). A iniciativa oferece acolhimento, orientação e apoio material a mulheres durante a gestação, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com uma trajetória de mais de três décadas de atuação no município, a associação iniciou a 110ª turma do curso, consolidando um trabalho que já atendeu mais de 5 mil gestantes com o curso e resultou na entrega de quase 9 mil enxovais para mães e bebês.

Curso oferece orientação e apoio às gestantes

Segundo a atual presidente Rita de Cássia, a história da entidade começou com o trabalho voluntário de mulheres que confeccionavam e costuravam roupinhas e enxovais para serem entregues às futuras mães. Em 1996, essa atuação foi ampliada com a criação do Curso de Gestantes Lourdes Pereira Carneiro, que passou a oferecer, além do auxílio material, informações e orientações sobre os cuidados com o bebê e a saúde materna.

Ângela, coordenadora do Curso de Gestante, informou que atualmente, são realizados quatro cursos por ano, com aproximadamente 30 a 40 gestantes por turma. A programação inclui palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas, como ginecologia, pediatria, odontologia e aleitamento materno, além de atividades que incentivam a troca de experiências entre as participantes.

Durante os encontros, as gestantes também recebem lanches, frutas, sucos e sopa, em um ambiente de acolhimento e convivência. Ao concluir o curso, cada participante recebe um enxoval completo para o bebê, fraldas, banheira e certificado de participação.

A iniciativa busca preparar as futuras mães para os cuidados com os recém-nascidos, abordando temas como banho, amamentação e outros aspectos importantes dos primeiros meses de vida da criança.

Sicoob Credicopa contribui para a aquisição de enxovais

O apoio financeiro do Sicoob Credicopa será destinado à compra de enxovais completos para as participantes. Os produtos são adquiridos em um estabelecimento comercial de Patrocínio que oferece preços especiais de atacado à associação, contribuindo para o melhor aproveitamento dos recursos e a continuidade do projeto.

Durante a abertura da nova turma, a gerente do Sicoob Credicopa, Naegeli Cortez, destacou a importância da parceria e a atuação da cooperativa em iniciativas voltadas ao desenvolvimento social do município.

“Essa parceria já é de longa data, e para o Sicoob Credicopa participar de uma iniciativa dessa é reafirmar o nosso compromisso com a comunidade patrocinense”, pontuou Naegeli.

Além da contribuição financeira, a cooperativa também promove ações de educação financeira, ampliando o alcance do apoio oferecido às gestantes.

Educação financeira para uma nova fase da vida

Como parte da parceria, o Sicoob Credicopa programou uma palestra de educação financeira para as participantes do curso, realizado no dia 14 de outubro. A atividade foi  ministrada pela gerente Naegeli Pessoa, da agência da cooperativa em Patrocínio.

A proposta é orientar as futuras mães sobre como organizar as finanças diante da chegada de um novo integrante da família. Entre os assuntos tratados, estiveram orçamento familiar, economia sustentável e planejamento de sonhos, com orientações que podem contribuir para uma administração mais consciente dos recursos domésticos.

A iniciativa amplia o trabalho desenvolvido pela associação, unindo o apoio material às gestantes à oferta de conhecimentos que podem auxiliar no planejamento financeiro das famílias.

Voluntariado que atravessa gerações

A trajetória da Associação das Voluntárias de Patrocínio também é marcada pela participação de mulheres que acompanham o projeto desde seus primeiros anos. Entre elas está a professora aposentada, dona Bibi, presente desde a fundação da entidade e que continua envolvida nas atividades da instituição.

Além de atender gestantes em situação de vulnerabilidade, a associação acolhe mulheres interessadas em receber orientações e pessoas dispostas a colaborar com o trabalho voluntário. A entidade também busca alternativas para atender gestantes que enfrentam dificuldades de locomoção, incluindo aquelas que residem na zona rural ou precisam permanecer em repouso por recomendação médica.

Com a parceria do Sicoob Credicopa, o Curso de Gestantes "Lourdes Pereira Carneiro" dá continuidade a um trabalho iniciado há décadas, que combina informação, acolhimento e assistência material para contribuir com a saúde, a dignidade e o bem-estar das mães e dos recém-nascidos em Patrocínio.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!