8 de Setembro de 2015 às 21:32

Oração Pelos Refugiados...

Tirania, genocídio e massacre, eis o ser humano em seu teatro de horror. Neste cenário desalentador, a fé descansa em Deus sabendo de 'sua queda' especial pelos orfãos, viúvos, inocentes, excluídos, injustiçados, humilhados, pobres e refugiados...

Esse povo Àrabe, é, antes de tudo, um povo aguerrido e trabalhador. Hoje vivem no limite do desespero. A cena é caótica. Tentam fugir da  guerra, de prisões arbitrárias, torturas, violência sexual, repressão violação dos direitos humanos. Sem outra escolha, deixam tudo que construíram na vida. O que restou vai numa mala.  Suas cidades de origem foram covardemente destruídas pelo ódio dos tiranos. Tentando sobreviver com seus familiares que escaparam.  Suas cidades de origem foram covardemente destruídas. A caminhada é angustiante, violenta e há constantes riscos de morte. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esta onda de imigrantes procedentes  do Oriente Médio e da África colocou pressão sem precedentes sobre os países da UE (União Europeia), especialmente Itália, Grécia e Hungria. Mais de 350.000 deles foram detectados nas fronteiras da UE entre janeiro e agosto de 2015, em comparação com 280.000 em 2014, segundo uma estimativa da Organização Internacional para as Migrações. Os conflitos na Síria e no Afeganistão, e a violência na Eritreia, são os principais motores da migração. Mais de 2.600 migrantes se afogaram no Mediterrâneo este ano, tentando alcançar a Grécia ou a Itália, diz a OIM. Muitos tentam a perigosa rota dos Balcãs Ocidentais, na esperança de chegar a Alemanha e outros países do Norte da UE. Eles executar o desafio de traficantes de pessoas e ladrões brutais. O total de 350.000 detectado até agora este ano nas fronteiras da UE inclui mais de 230 mil que chegaram na Grécia e quase 115 mil na Itália. Cerca de 2.100 chegaram à Espanha.

Abaixo, mais de 2000 pessoas, vindas da Síria,  Iraque, Afeganistão, Nígéria e  Somália,  foram  barradas em estação ferroviária de Budapeste na Hungria. Em seus rostos, desespero e exaustão. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E esta é cidade de Homs –um dos principais bastiões rebeldes na Síria. Ela havia sido chave para o levante contra as forças do governo Bashar al Assad...Pode alguém permanecer numa devastação desta?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Yarmouk (abaixo) era um campo de refugiados palestinos nos arredores de Damasco. Até 2011, a região se parecia com um bairro pobre de grandes cidades de países em desenvolvimento ao redor do mundo. Não era miserável. As casas, em sua maioria, eram de alvenaria e possuíam energia elétrica e saneamento básico. Havia um comércio e ruas relativamente limpas.  Ao todo, eram 150 mil habitantes. Pela tirania de Bashar al Assad, Yarmouk, se reduziu a pó...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O garoto sírio Aylan Kurdi, de três anos, morreu afogado ao tentar chegar à Grécia, depois de uma colisão entre barcos que afundaram no Mar Egeu. O irmão de Aylan, Galip, de 5 anos, e sua mãe, Rehan, de 35, também se afogaram. A imagem correu o mundo, comoveu a todos,se tornou símbolo desta tragédia humanitária... mas não sensibilizou os corações de aço dos senhores da guerra...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E esta é Kobane, cidade natal do pequeno Aylan Kurdi... Tem gente querendo que esta  gente  volte...ou... pra onde?

 

 

 

 

 

 

"E NO BRASIL?

O site 'Amalgama', Paulo Roberto Silva, é direto e reto:"A verdade é que ninguém liga para refugiados. Todas as avaliações olham mais para a política. Quem se comove com Aylan no Brasil também diz que o Lula trouxe os haitianos para votarem na Dilma e roubarem nossos empregos. Nem mesmo se importa em comprar roupas produzidas com trabalho boliviano escravo.

Também tivemos o nosso Aylan.Foi  Bryan, menino boliviano assassinado durante um assalto em São Paulo. Houve alguma comoção, mas só o PCC  tomou alguma atitude, dando fim aos quatro assassinos. O Estado de Direito falhou ao proteger esse refugiado em particular. Assim como falhou em proteger os haitianos vítimas de violência na Baixada do Glicério, também em São Paulo. Sim, somos quem mais recebe refugiados sírios. Mas isso não nos isenta de responsabilidade sobre as outras nacionalidades.

Ninguém se preocupou com refugiados quando defendeu a intervenção e a Primavera Árabe. Ou quando defendeu Assad e Gaddafi. Nenhum líder internacional, exceto o papa, olha para os refugiados na Europa desde 2013. E temo que Aylan tenha morrido em vão."

As imagens deste episódio trágico, me deixa de cá com  sensação  de total  impotência e limitação... Sem comentários, mas vontade é de arrancar do poder a socos e pontapés estes governos tiranos...Arde o desejo de prestar aquela ajuda humanitária que realmente signifique ajude...Se estivesse lá, com eles, levaria crianças de colo, empurraria cadeiras de rodas, emprestaria meu ombro para levar as suas malas.Sei lá! passaria com eles todo medo, fome, sede, frio, dores...o que em nada ajudaria...Ao longe, no cantinho do mapa, o único consolo que me chega é saber que Deus (acima de religiões e vãs filosofias) nos deixou saber que ama e sempre tomará o lado de  orfãos, viúvos, inocentes, fracos, excluídos, explorados, injustiçados, humilhados, pobres e refugiados...Que venha Dele o socorro preciso...

ORAÇÃO PELOS REFUGIADOS

Criador do Céu e da Terra, Deus, que de eternidade a eternidade é Senhor. Chego a sua presença pelos méritos de Jesus. O Salmista Davi, disse que "O teu  Trono está nas alturas, mas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra ... ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo".  Assim sendo, ergua do pó e vista de honra os refugiados do oriente Médio, da Norte da àfrica, de onde quer que estejam.  O Senhor que  sofreu na carne toda rejeição da sociedade, cuide de quem  vaga  a esmo, sem Pátria, sem forças, sem futuro e sem esperança. Gente que lá está vegetando, não sabe se morre, não sabe se vive. Cuide dos barcos que estão cruzando o Mediterrâneo agora, aqueles que se separaram dos seus entes queridos, exilados de suas casas, conduza-os em segurança até onde o Senhor preparou um lugar para eles.

DEUS, PAI ETERNO: Proteja e seja o provedor para aqueles que deixaram suas casas para traz, aqueles que enfrentam a insegurança diária,  sem ter um lugar seguro para descansar e sem poder ter um lar  no próximos dias.

DEUS, ESCONDERIJO:  Esconda-os durante estes meses de espera pelos papéis, possíveis mudanças e até mesmo a deportação.

DEUS, GRANDE MÉDICO: Os cure e restaure do desespero e perseguição dos quais eles fugiram. Cure as memórias traumáticas.

DEUS, QUE CONFORTA: Esteja ao lado daqueles que estão de luto pela perda de entes queridos e que eles não percam a esperança de um novo começo.

DEUS, PÃO DA VIDA : Restaure as debilidades físicas e espirituais.

DEUS, FORTALEZA: Coloque seu manto sobre as mulheres e crianças e idosos e deficientes  que estão vulneráveis.

DEUS, ESCUDO: Cuide especialmente das  crianças que se perderam da família, viajando em áreas perigosas, para que estejam protegidas de todo o dano e que reencontre seus familiares.

DEUS, QUE EM CRISTO QUE FOI PENDURADO NUMA CRUZ: Restaure a dignidade daqueles que a perderam.Cure os traumas da guerra.

DEUS, BOM PASTOR: Guie muitos por um caminho suave em direção a obtenção de  seus papéis de asilo e um caloroso bem vindo e sua nova nação.

DEUS, MARAVILHOSO CONSELHEIRO:  Ajude aqueles que estão sendo reassentados em uma nova terra.

DEUS, ALICERCE SEGURO: Os  guarde para que eles não sejam desviados da sua fé em Ti.

DEUS, ETERNO GUIA: Capacite os refugiados para que se vejam como parte  do Corpo de Cristo e não escravos ou inferiores em suas novas nações. 

DEUS, PAI PROVIDENTE: Achei interessante, o Senhor pedir ao  mar para ninar o  pequeno  Aylan Kurdi, e deixar o seu corpinho frágil, suavemente na orla da praia...Agora arrume uma bola para ele brincar aí no Céu, era o seu brinquedo predileto...Só mais uma coisa, sem questionamento, pois o  Senhor sabe o que faz, quando não levou junto, o pai dele. Ficou deslocado sem a família, a barra para esse pai ficou muito pesada. Vai precisar daquela fé que o Senhor empresta aos herois. Seja com ele e com tantos que precisam ir  em frente, contando somente com a sua Divina  ajuda. QUE ASSIM SEJA!