Anunciada por mais de 5 anos, a tão decantada zona azul começa a sair do papel. O diretor comercial Jaime Ferreira da Expark Xavante, acompanhado pelo diretor técnico Carlos Araujo, assinou hoje (10) o contrato de concessão com a Administração Municipal para gerir o sistema de estacionamento rotativo em Patrocínio.
A ordem de serviço também foi assinada pelo prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira abrindo prazo de até 90 dias para a empresa instalar os 125 parquímetros previstos para a primeira etapa, na qual contemplará o hipercentro do município.
Segundo o prefeito o objetivo da implantação do rotativo é possibilitar o rodízio nas vagas nos locais de maior circulação, como por exemplo próximo aos bancos, escolas, hospitais e comércio em geral.
A implantação do estacionamento rotativo será realizada em duas etapas: a primeira, com a abertura de 1.876 vagas no hipercentro, com a instalação de cerca de 125 parquímetros. Na segunda etapa, mais 25 parquímetros e outras 474 vagas serão marcadas em regiões estratégicas de grande circulação.
Sistema de pagamento
Os representantes da empresa Xavante fizeram uma demonstração do modo operacional do parquímetro e das possíveis formas de pagamento.
A cobrança será feita através de talões (vendidos em estabelecimentos credenciados pela operadora) e parquímetros. O valor do serviço será de R$1,20 por hora fechada ou R$ 0,025 por minuto. O tempo máximo de permanência na vaga será de uma hora.
O pagamento através do parquímetro poderá ser feito de 3 formas: moeda, talão e cartão magnético. O usuário poderá efetuar o pagamento por meio de ligação telefônica, e do sistema de smartphones, através do cadastro junto a concessionária e cartão de crédito.
Todas as vagas demarcadas serão tarifadas, mesmo para os Portadores de Necessidades Especiais, idosos e as ocupadas por caçambas e carga e descarga.
Fiscalização
Com a ordem de serviço assinada, a empresa iniciará o processo de seleção dos 40 monitores que serão treinados e capacitados para orientar o usuário do sistema e auxiliar na fiscalização. Após os 90 dias de instalação, os primeiros 10 dias de operação dos parquímetros serão dedicados à informação e orientação dos motoristas quanto ao uso do novo sistema, segundo explicou Jaime.
Ainda de acordo com o diretor, a empresa irá instalar 20 câmeras de monitoramento e repassar seis motos equipadas para a utilização na fiscalização dos estacionamentos rotativos
A Administração Municipal também irá contratar temporariamente – até que seja realizado o concurso público – cerca de seis agentes de trânsito que ficarão responsáveis para autuação dos infratores.
A multa para os motoristas que ultrapassarem o tempo de uso da vaga ou não efetuar o correto pagamento será de 57 reais e 4 pontos na carteira. Entretanto, segundo explicou Jaime, será feita primeiramente uma notificação para o motorista, que terá 48h para efetuar o pagamento no valor aproximado de 15 reais.