A palavra obedecer vem da expressão latina ob audire, que significa chegar perto de uma pessoa para escutar o que ela diz. Isto é, dar ouvido a alguém é obedecer. Em uma sociedade extremamente barulhenta, ouvir torna-se mais importante para alcançarmos uma melhor relação.
Obedecer é uma entrega livre da nossa capacidade de escuta a quem amamos muito. O desenvolvimento saudável da personalidade exige uma boa dose de discernimento: precisamos ser obedientes ao que é bom para nós e desobediente a tudo que causa desunião. Pense bem, sua vida é construída sobre a obediência?
Em diversas situações da vida, ouvimos ordens. Não faça isso! Não mexa naquilo! Ordens e mais ordens que demonstram quem sempre estamos em estado de obediência. É claro que existem diversas pessoas que rompem com a lógica do obedecer tradicional. Muitas pessoas entendem certas obediências como abuso de poder. Nesse ponto, a obediência torna-se opressiva e não libertadora.
O verdadeiro sentido da obediência é estabelecer mecanismos de auto aprendizado. Em vários momentos da vida vamos obedecer, sejam no ambiente de trabalho, familiar ou até mesmo pessoal.
Jesus, nosso mestre, demonstrou total obediência ao Pai. Ele escuta a voz do Pai e entrega sua vida, livremente àquele que o ama muito. Deus é bom, mas é exigente! Para Jesus se relacionar com o Pai ele cumpre as exigências. A primeira exigência que o Pai faz a Jesus é a da convergência total para seu projeto: Jesus busca sempre a vontade do Pai e deixa-se ser guiado por ele. E essa obediência fez com que ele passasse por todas as dificuldades da vida e vence as tentações.
O poder da obediência é muito importante, pois ela é capaz de movimentar nossas decisões em prol do nosso crescimento. A pessoa obediente não é aquela que abre mão de pensar e de ter decisões próprias, de fazer escolhas; não é aquela que deixa de realizar seus sonhos, mas a que após muito refletir toma a corajosa atitude de abraçar uma verdade maior que si mesmo. A obediência é ato de amor, de sabedoria e inteligência. Obedecer por obedecer é escravidão. Deus nos quer livres!
Nesse sentido, obedecer vai muito além do que imaginamos. A escolha é sua. A obediência torna-se livre para aquele que escuta e promove uma profunda relação de amor e aprendizado.