Queridos leitores, você já parou para pensar o que sonda a nossa fé? Além dos mistérios que envolvem nossa própria fé, esta é uma busca contínua de acreditar e confiar em Deus. Eis a nossa fé! Muitas vezes, Deus manifesta nesse mistério, ou seja, revela-se em muitas ocasiões e situações de nossa vida.
Mistério termo que remete ao incompreensível, fechar os lábios, quando a pessoa leva a mão à boca para se calar e cede lugar ao ouvir e ao silêncio. É docilidade à audição da voz que nos habita; é o sussurro que vem da realidade e das coisas, despertando nosso ser para o espanto, para a maravilha, para o milagre.
Viver já é um grande dom de Deus, podemos meditar, ler, estudar a Sagrada Escritura, mas existe mistério constante de Deus em nós. Quanta benção! Tudo é mistério.
Mistério não se opõe a conhecimento, não é o que não se pode conhecer de algo. Refere-se, antes, a algo que pode ser conhecido, mas o nosso conhecimento nunca consegue apreender sua totalidade. Haja vista, nossa Igreja, são mistérios a serem vividos e contemplados. Portanto, o mistério da fé se refere mais ao inesgotável amor de Deus por nós. Daí que diante desse mistério, ficamos espantados, maravilhados, admirados. Se fôssemos destacar tantos milagres, graças, não caberia nesse singelo texto. Ou seja, a fé está acima de toda arrogância, prepotência, e injustiça. Estamos inseridos numa comunidade, e nessa comunhão devemos testemunhar nosso mistério de fé.
Muitas pessoas ficam apegadas a teorias, doutrinas, não que isso não seja importante, mas o grande mistério está na experiência e na vivência da fé, que nos conduz para caminhos novos. Diante do mistério que desperta admiração, encanto, somos convidados a enxergar além das aparências, a adquirirmos um olhar sobre a realidade, a vida e as pessoas.
O poeta inglês William Blake, escreveu: “ver um mundo num grão de areia, um céu estrelado numa flor silvestre, ter o infinito na palma da mão e a eternidade numa hora”. Essas palavras soam em sentido figurado, mas demonstram que nossa fé é carregada de pensamentos, desejos, vontades. Eis a plenitude do mistério da fé: mergulhar na presença do Deus vivo, que manifesta e nos surpreende a cada dia com uma “chuva” de bênçãos.
Agradeça! Você é um lindo presente de Deus!