Pensando em prestar uma homenagem aos pais, uma vez que agosto é o mês dedicado a eles, a Dulcerrado Cafés Especiais do Produtor lançou mais uma Edição do Produtor, no dia 22, homenageando os pais na figura do cooperado da Expocaccer, Jeferson Júnior Rossi, bem como trazendo aos consumidores da cafeteria mais um sabor surpreendente.
O lançamento foi iniciado com a apresentação do documentário, o qual relatou um pouco da trajetória pessoal e profissional de Jeferson, trajetória essa marcada pela presença e apoio de seus familiares. A família do cafeicultor migrou do Paraná para a Região do Cerrado Mineiro visando a encontrar uma região promissora para o plantio do café. Em 1989, adquiriram algumas propriedades na microrregião de Abacaxi, no município de Serra do Salitre e deram início à nova vida nas terras mineiras.
Com o passar do tempo, o negócio da família cresceu e se diversificou, sendo hoje denominado Grupo Rossi e que tem o café como uma das culturas mais representativas do negócio.
“Eu e meu irmão, cada dia mais, nos apaixonamos pela cultura do café e estamos sempre buscando trazer novos parceiros que vão agregar nos nossos negócios, como por exemplo a Expocaccer, que nos oferece suporte em todas as etapas do produção do café. E, para nós, ter este reconhecimento é muito gratificante! Além do reconhecimento, o lançamento nos proporciona mostrar para a equipe do Grupo Rossi o café que foi produzido por eles, com muita dedicação, chegando na Cafeteria Dulcerrado e sendo degustado por várias pessoas, valorizando o trabalho e motivando-os a produzirem, cada vez mais, cafés com qualidade e com paixão.” conclui Jeferson.
Família: o principal ingrediente para o sucesso
Para Jeferson, o resultado de todo sucesso até hoje alcançado é mérito da sua família, que trabalha em união, fortalecendo e ampliando ainda mais os negócios do Grupo Rossi. Toda essa união culmina nos bons resultados colhidos pelo Grupo Rossi, como exemplo é a conquista do terceiro lugar no 13º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais em 2016, na categoria Cereja Descascado.
Jeferson tem três filhas, sendo que a filha mais nova, Maria Fernanda Rossi, está se espelhando nos ensinamentos do pai e pretende dar continuidade nesse belo trabalho. “Para mim é motivo de orgulho presenciar a dedicação do meu pai e do meu tio na produção do café. Quero seguir os passos do meu pai, fazer agronomia e trabalhar na produção do café”, afirma.
Além da sucessão familiar, um dos principais conceitos do Grupo Rossi é a utilização de tecnologia de ponta, os irmãos estão sempre preocupados em aplicar o que há de mais moderno em máquinas e gestão para produzir sempre com qualidade.
A sustentabilidade configura-se como outra prioridade do negócio, a preocupação e o compromisso com o meio ambiente é materializada através dos mais de 200 hectares de matas e 20 nascentes, as quais, o grupo preserva e possui o privilégio de cuidar, pensando nas próximas gerações.
Hoje, Jeferson se orgulha do seu trabalho e se sente realizado com os resultados alcançados, motivado a dar sequência no trabalho iniciado por seu pai.
O café na xícara
Poliana Gonçalves, gestora da cafeteria, fala sobre o café do produtor que será servido pelo período de um mês na Dulcerrado: “O café apresentou uma doçura em sua finalização que chamou a atenção. É uma doçura agradável e natural do grão, a qual conseguimos potencializar através do processo de torra.”
Como sugestão, Poliana recomenda harmonizar o café com sabores adocicados: “Esse café, que foi produzido na fazenda Congonhas Sapé, na microrregião de Abacaxi, variedade IBC 12, possui notas florais, acidez cítrica e equilibrada, corpo cremoso e uma doçura presente, combinando perfeitamente com um bolo de cenoura.”
Comunicação Expocaccer - Foto: Orleno Adriane
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!