A Unidade de Resgate do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu para atender uma vítima de queimaduras na Rua Honório De Abreu, Bairro São Cristóvão em Patrocínio (MG). No local os militares encontraram a vítima Eulandida Cândida da Costa 60 anos enrolada em uma colcha de algodão umedecida. A paciente conseguiu se levantar e se deslocou ate a viatura e informou aos militares que o sargento BM Artur que já havia tomado todos os procedimentos de socorro. A vítima apresentava queimaduras de 1º e 2 º graus por aproximadamente 73% do corpo.
Segundo informações da paciente a mesma fazia sabão caseiro quando a gordura estourou e veio a queima-la. A vítima foi conduzida para o atendimento médico, enquanto no trajeto seu corpo era umedecido.
Mesmo com tanto ferimentos deu entrada no Pronto Socorro, consciente, orientada e verbalizando normalmente.
Como socorrer pessoas com queimaduras?
Não coloque borra de café, açúcar, manteiga, pasta de dente ou coisas do gênero, pois quando a vítima chegar ao médico terá que ser limpa ou passar por uma raspagem, aumentado o sofrimento da vítima.
1.º grau e 2.º grau: essas lesões pedem auxílio médico apenas se a parte do corpo queimada for muito extensa.
? O primeiro passo é se afastar do objeto que causou a queimadura. Em seguida, resfrie a região com água corrente e seque com cuidado, sem esfregar o local.
? Faça um curativo com compressas frias (gaze) ou pano limpo de fibras naturais com água fria. Se sentir muita dor, procure um médico, que poderá indicar um remédio (analgésico) ou cremes para controlá-la.
3.º grau: por ser mais grave, pode levar à morte. O melhor a fazer é procurar um hospital logo após o acidente.
? Se as roupas estiverem coladas ao corpo, não as retire, caso contrário, afaste qualquer objeto o mais rápido possível.
? Nas lesões pequenas, deixe escorrer água fria corrente. É importante evitar o jato d’água para não estourar as bolhas.
? Mantenha a vítima sempre aquecida e a envolva em um lençol limpo.
? Não tome medicamentos, alimentos ou água até consultar um especialista.
Veja o vídeo com Dr. Drauzio Varela sobre as queimaduras e como socorrer as vítimas