30 de Agosto de 2015 às 10:58

Motominas recebeu e já comercializa o revolucionário UP! TSI com tecnologia turboflex

Reconhecido como primeiro turboflex fabricado no Brasil, nem na Europa há essa motorização (apenas a gasolina)

A Motominas, concessionária VW em Patrocínio e região, recebeu e apresentou o UP TSI com tecnologia turboflex, que alia desempenho a menor consumo. Desde o final de semana passada, com a chegada do UP! TSI, o Brasil tem pela primeira vez um automóvel mais avançado tecnologicamente em termos de motor que o mesmo veículo comercializado na Europa.

O modelo é impulsionado pelo inédito motor flex 1.0 de 3 cilindros com turbocompressor, que desenvolve até 105 cavalos de potência abastecido com etanol.  O up! 1.0 TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima. A transmissão manual de cinco marchas teve a relação do diferencial alongada em 26%. Isso ajudou ainda a reforçar outro ponto forte do up!: o motor trabalha muito bem em rotações baixas. 

Para celebrar a chegada do novo motor, a volkswagen criou uma versão especial, a Speed up!. Oferecida unicamente na cor branca, traz visual que remete aos ícones esportivos da volkswagen. Tem pintura preta diferenciada no teto e nos para-choques, retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul e rodas de liga leve de 15 polegadas. No interior, ambientação exclusiva com tons escuros no acabamento, novos amortecedores com calibração mais esportiva, e freios a disco de maior diâmetro na dianteira.

Na foto parte da equipe de vendedores da Motominas ( Hélio, Xerife e Heli)

O novo motor ganhou também tecnologia de injeção direta de combustível e comando duplamente variável (admissão e escape), que até então atuava apenas na admissão (conjunto que leva a mistura de ar e combustível aos cilindros). Além disso, materiais e tamanhos de peças importantes, como virabrequim e biela, são diferentes.

As mudanças exigiram um 3º sistema de refrigeração, o chamado intercooler, e um novo radiador auxiliar – por isto o acréscimo de 40 mm na frente do carro. Por outro lado, o sistema de partida a frio tornou-se dispensável e foi eliminado, já que a pressão maior da injeção direta no cilindro é suficiente para vaporizar o etanol a temperaturas de até -5°C, segundo a Volkswagen.

Reconhecido como primeiro turboflex fabricado no Brasil, nem na Europa há essa motorização (apenas a gasolina). O TSI faz o casamento perfeito entre injeção direta e turbocompressor (antes a injeção era indireta) dentro do conceito moderno de aumentar o desempenho e simultaneamente obter menor consumo de combustível. De maneira simplificada, oferece potência 28% maior (105 cv) e torque 61% superior (16,8 kgfm), ambos com etanol. Ainda assim, consegue economia de etanol e gasolina de cerca de 6% e se transformou no modelo de menor consumo do país. Só perde para híbridos com motores a combustão e elétrico.

Motor MPI de 3 cilindros (esq.) e o novo TSI (dir.) (Foto: Divulgação)

O desempenho deste três-cilindros equivale ao de um motor aspirado comum de 1,8 litro, só que na estrada ele é capaz de superar 20 km/l com gasolina a 120 km/h. O motor roda a apenas 2.900 rpm e garante silêncio a bordo. Diferencial do câmbio foi alongado em 26% para o máximo de economia e ainda assim a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,1 s com etanol.

Sua elasticidade impressiona porque o torque se mantém entre 1.500 e 4.500 rpm. O número de trocas de marchas é bem menor em relação ao up! convencional.

A marca oferece o motor TSI para quase todas as versões (menos a de entrada, Take Up!) por R$ 3.100, sendo que nas mais caras (High, White, Red E Black), incluída a nova Speed Up!, ele passa a ser a única opção. Preços vão de R$ 43.490 a 49.900. Para reconhecê-lo, além do emblema TSI com o "I" vermelho, a tampa do porta-malas é pintada de preto (não reconhecível em carros na cor preta, claro) e o para-choque dianteiro é 4 cm mais pronunciado por abrigar radiador maior.

Up! TSI (abaixo) ficou 40 mm mais comprido que o MPI (acima) (Foto: Divulgação)