Morreu na tarde desta sexta-feira o comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños - conhecido no Brasil pelos personagens Chaves e Chapolin, exibidos há quase três décadas pelo SBT.
A morte de Bolaños, que tinha 85 anos de idade, foi noticiada pela agência de notícias espanhola EFE e pela rede de televisão Televisa, que teriam confirmado a notícia com familiares do comediante.
Ainda não foi divulgada causa oficial da morte. Sabe-se, entretanto, que o ator foi fumante e sofria de problemas respiratórios.
Segundo a imprensa internacional, o criador de Chaves e Chapolin morreu em Cancún, onde morava com a mulher, Florinda Meza, há 27 anos. No seriado, ela interpretava a personagem homônima Dona Florinda.
Natural da Cidade do México, Bolaños nasceu em fevereiro de 1929 e começou no rádio como redator de programas humorísticos durante a década de 1950. Sua estreia como ator foi no filme "Dois Criados Malcriados".
Chapolin Colorado e Chaves, seus personagens mais populares no Brasil, apareceram pela primeira vez na TV mexicana no início dos anos 1970.
Há dois dias, em sua última mensagem no Twitter, Bolaños disse amar o Brasil. "Todo o meu amor ao Brasil", escreveu, em resposta a uma fã brasileira.