19 de Fevereiro de 2014 às 09:33

Minas Gerais vai abrigar primeira fábrica da ThyssenKrupp Valvetrain no Brasil

É a primeira fábrica de eixo de comando de válvulas integrado do grupo ThyssenKrupp no Brasil

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Na terça-feira (18), em Poços de Caldas, foi lançada a pedra fundamental da primeira fábrica de eixo de comando de válvulas integrado do grupo ThyssenKrupp no Brasil. Com investimentos de R$ 100 milhões e a criação de 170 empregos diretos, a unidade entrará em operação no primeiro semestre de 2015.

Acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o governadorAntonio Anastasia participou da solenidade oficial. Ao lado do presidente executivo da ThyssenKrupp do Brasil, Michael Höllermann, Anastasia conheceu o componente automotivo que será produzido em Poços de Caldas, e, segurando uma pá, participou da cerimônia simbólica de início das obras.  

Processo inédito

A unidade da ThyssenKrupp Valvetrain, subsidiária da Thyssenkrupp Presta Camshafts, empresa do grupo na área de componentes automotivos, será a primeira unidade no Brasil a produzir conjuntos integrados de tampa do cabeçote do motor com eixos comando de válvula. Duas estão na China e outra na Alemanha. Atualmente, essas peças são importadas. A unidade brasileira terá capacidade para produzir um milhão de módulos por ano.

Segundo a empresa, a montagem de eixos de comando de válvula será um processo inédito no Brasil. Será possível integrar o eixo de comando de válvula diretamente na tampa do cabeçote do cilindro. Isso representa uma redução de até 40% no peso do conjunto, além de uma montagem mais simples e eficiente. Mais leve e com melhores condições de lubrificação, o motor diminui o consumo de combustível e reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera.

Na segunda fase do projeto, estão previstos mais R$ 150 milhões em investimentos e a criação de 200 novos empregos.

Sobre ThyssenKrupp

A ThyssenKrupp é líder mundial na fabricação de eixos de comando de válvula integrados, com mais de 100 milhões de veículos equipados com seus componentes em todo mundo. A nova fábrica brasileira para módulos integrados já é a quarta da ThyssenKrupp no mundo para este produto específico. Nove em cada dez veículos produzidos no país são equipados com componentes da empresa.

No Brasil, a ThyssenKrupp tem operações na área de elevadores, componentes automotivos, prestação de serviços à indústria, construção de instalações e siderurgia. O grupo emprega 20 mil pessoas, em 20 empresas distribuídas em seis estados brasileiros. A parceria entre o Brasil e a ThyssenKrupp data do século 19. Em 1837, o país encomendou a Alfred Krupp dois cilindros. Depois, em 1908, foi a vez da Thyssen fornecer locomotivas Henschel.

Em Minas, possui plantas do setor automotivo nas cidades de Santa Luzia e em Ibirité, um centro avançado de serviços para o setor de mineração e de cimento, além de escritórios regionais em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia.