O salão nobre do Catiguá Tênis Clube foi o palco da abertura oficial de O Mapa da Mina, na manhã desta terça-feira (22)
Com presença de várias autoridades, empresários, representantes de clubes de serviços, empresários e estudantes, a Estação do Conhecimento deu uma mostra do que a 5ª edição de "O Mapa da Mina" promete ao público.
Durante a solenidade de abertura o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Rogério Nery (foto) ressaltou o potencial do Estado de Minas Gerais, pontuando-o como a 3ª maior economia do país; responsável por 53% da produção de minério, 34% da produção de aço, 55% de café e 9,3% do PIB do Brasil, dentre outros. Para Nery é preciso que o Estado utilize e tenha um planejamento estratégico para ajudar no crescimento econômico dos municípios “Para crescermos ainda mais precisamos ter metas definidas e trabalhar para alcançá-las”, disse.
De acordo com Rogério, Minas precisa investir em simplificação dos tributos, melhorias e ampliação de seus aeroportos e ferrovias, exportação de produtos beneficiados, ampliação do sistema de energia a gás e fortalecer a confiança entre o empresariado e o Poder Público. “São pilares fundamentais para o desenvolvimento sócio-econômico, e o Estado precisa planejar e buscar essas soluções de forma a garantir mais progresso, mais investidores, mais produtividade de seus trabalhadores”, finalizou o secretário parabenizando o Governo Municipal pela iniciativa do evento que vem ao encontro da proposta da sua pasta no Governo Estadual.
Nery fez ainda um convite ao prefeito Dr. Lucas Campos Siqueira e demais membros da mesa de honra para que levassem as demandas de Patrocínio até seu gabinete para que ele pudesse ajudar a alcançar os resultados necessários para o amplo progresso do município.
Em sua 5ª edição, o maior evento de negócios e empreendedorismo da região traz como novidade a dinâmica de conteúdo apresentada em três locais diferentes: Estação Empresarial, Estação do Conhecimento e estação Estudantil. Em cada espaço serão tratados temas e assuntos específicos para todo o tipo público durante os três dias (22, 23 e 24 de julho).
Ao falar sobre o Mapa da Mina, o vice-prefeito Roberto Queiroz do Nascimento (Betinho) parabenizou a iniciativa corajosa e precursora do prefeito Dr. Lucas. “Esse é um projeto de suma importância para o desenvolvimento sustentável, geração de emprego e conhecimento. Esse é o caminho a trilhar para quem busca uma sociedade mais justa”, destacou Betinho.
O presidente da Câmara de Vereadores Cássio Remis Santos ressaltou a participação da população cada vez mais engajada com o crescimento de Patrocínio. “O sucesso do Mapa da Mina nos prova o quanto o nosso povo está comprometido com o crescimento de Patrocínio”.
O Gerente de Operações da regional Triângulo do Senac, Paulo Barata, destacou as parcerias fortalecidas através do evento que demonstram o sucesso que O Mapa da Mina tem alcançado ao longo de suas edições.
O Mapa da Mina foi o ponto de partida para outras ações, como o programa Líder, o Grupo Fundamento e a instalação e ampliação do Senac, todos frutos de debates, discussões e demandas apontadas dentro de outras edições do O Mapa da Mina.
Fechando a solenidade, o prefeito Dr. Lucas agradeceu a presença e participação de todos os convidados lembrando que ao se chegar à 5ª edição do O Mapa da Mina, Patrocínio dá mais um passo rumo a um futuro de sucesso, onde as oportunidades e o desenvolvimento estão disponíveis para todos.
“Este evento é da comunidade, realizado por toda a sociedade organizada em prol de um único objetivo: o crescimento sócio-econômico do município e seu povo. E o Mapa da Mina tem mostrado que essa transformação passa por diversos setores, inclusive na preparação do empresariado, trabalhadores e estudantes, buscando através da inovação e ações empreendedoras o desenvolvimento almejado”, concluiu o prefeito aproveitando para anunciar que o Governo Estadual já aprovou os recursos para o “Estudo de Viabilidade para a implantação do Parque Tecnológico”, no município, a ser desenvolvido pelo CENTEV/UFV.
Palestra Magna
Fechando a manhã do primeiro dia do evento, o medalhista olímpico de natação Gustavo Borges arrancou um pouco de risos e deixou várias reflexões para a platéia. “É preciso saber qual é a sua ‘mina”, sua olimpíada, sua meta, qual o seu sonho?”, perguntou. Gustavo destacou que para se alcançar os objetivos, conseguir os resultados é preciso ter atitudes de campeão. “Ser comprometido, buscar a excelência, trabalhar em equipe, conhecer a concorrência e ter motivação, são alguns dessas atitudes que fazem um campeão”.
A programação de O Mapa da Mina segue na tarde de hoje nas estações Empresarial (ACIP/CDL) e Estudantil (Unicerp e IFTM), com palestra e oficinas e clínicas tecnológica.
E à noite, às 20h30, na ACIP/CDL, acontece uma mesa redonda sobre “movimento para o desenvolvimento de Patrocínio”, com a presença de diversas lideranças.
Participe. Veja a programação completa e não perca sua estação.
Estação Empresarial
Local: Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP/CDL
23 de julho (quarta-feira)
9h às 11h - Desafios da construção civil e normas de desempenho. (auditório principal)
9h às 11h - Clínica tecnológica: planeje o seu espaço interno e aumente suas vendas. (sala da diretoria)
9h às 11h - Oficina: geração de projetos SEBRAETEC. (sala topázio)
14h às 15h30- Distritos industriais: análise de interesse. (auditório principal)
14h às 16h - Clínica tecnológica: técnicas para apresentação das características dos produtos. (sala da diretoria)
24 de julho (quinta-feira)
9h às 11h - Crédito produtivo orientado. (auditório principal)
9h às 11h - Clínica tecnológica: merchandising visual com ênfase em vitrine. (sala da diretoria)
14h às 15h30 - Trânsito, mobilidade e segurança. (auditório principal)
14h às 16h - Clínica tecnológica: planeje o seu espaço interno e aumente suas vendas. (sala da diretoria)
Estação do Conhecimento
23 de julho (quarta-feira)
13h30 às 17h30 - Seminário de Ciência, Tecnologia e Inovação
19h30 às 20h30 - Prêmios de reconhecimento Empresarial
20h30 às 22h - Palestra magna: Marco Zanqueta
24 de julho (quinta-feira)
19h30 às 20h30 - Prêmios de reconhecimento Empresarial
20h30 às 22h - Peça Teatral “O Monge e o Executivo”
22h às 23h - Apresentação musical com Duo Diogo Seiji e Vânia Borges
Estação Estudantil
Local: Auditórios do IFTM e UNICERP
23 de julho (quarta-feira)
8h às 9h - Atividade UNICERP (auditório UNICERP)
9h30 às 10h30 - Atividade EASFP (auditório UNICERP)
13h30 às 14h30 - Atividade UNICESUMAR (auditório UNICERP)
15h às 16h - Atividade SENAC (auditório UNICERP)
8h às 9h - Atividade ICBEU (auditório IFTM)
9h30 às 10h30 - Atividade UNICESUMAR (auditório IFTM)
13h30 às 14h30 - Atividade UAITEC (auditório IFTM)
15h às 16h - Atividade SENAI (auditório IFTM)
24 de julho (quinta-feira)
8h às 9h - Atividade SENAI (auditório UNICERP)
9h30 às 10h30 - Atividade SENAC (auditório UNICERP)
13h30 às 14h30 - Atividade UNICERP (auditório UNICERP)
15h às 16h - Atividade EASFP (auditório UNICERP)
8h às 9h - Atividade PEOPLE (auditório IFTM)
9h30 às 10h30 - Atividade CCAA (auditório IFTM)
13h30 às 14h30 - Atividade CCAA (auditório IFTM)
15h às 16h - Atividade PEOPLE (auditório IFTM)