O diretor de Meio Ambiente da Belo Monte Transmissora de Energia SPE S.A., Newton Jordão Zerbini, encaminhou ofício ao prefeito municipal de Patrocínio informando sobre a implantação e operação da Linha de Transmissão (LT) CC de 800kV Xingu/Estreito, com extensão aproximada de 2.086 km, que interceptará 65 municípios em quatro Estados: Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
Junto a este oficio foi anexado o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) com o intuito de esclarecer as eventuais duvidas sobre o empreendimento.
Essa LT, que terá traçado interceptando os Estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais, escoará a energia gerada na UHE Belo Monte até a Subestação Estreito, localizada em Ibiraci-MG, onde será distribuída no Sistema Interligado Nacional – SIN. Esse sistema de interligação, viabiliza a troca de energia entre regiões e desde meados da década de 70, o sistema eletroenergetico brasileiro é operado de forma coordenada.
Junto à SE Xingu, localizada no município de Anapu (PA), será construída uma Estação Conservadora de Corrente Alternada para Corrente Contínua e junto a SE Estreito, localizada no município de Ibiraci (MG), uma Estação Conversora de Corrente Contínua para Corrente Alternada, de onde a energia será distribuída para o Sistema Interligado Nacional – SIN.
Por critérios da Belo Monte Transmissora de Energia e da JGP Consultoria e Participações Ltda, o município de Ibiraci sediará a audiência pública no próximo dia 09 para apresentar o EIA/RIMA e esclarecer dúvidas dos interessados. O EIA é um estudo que tem como finalidade subsidiar a análise técnica e a verificação sobre a viabilidade ambiental de um projeto. O EIA é composto de diagnósticos e prognósticos sobre o meio físico, biótico e socioeconômico e, com base nesses prognósticos e análise de possíveis impactos, deve apresentar programas e atividades mitigadoras ou compensatórias relacionadas a esses impactos.
Leia reportagens relacionadas na Imprensa Nacional
- Como será o linhão de Belo Monte feito pela State Grid (Revista Exame)
- Linhão de Belo Monte aguarda licença (Agência Estado)
-Consórcio de chineses e Eletrobras vence leilão de linha de Belo Monte (G1)