LEIDA REIS, para que não conhece, nasceu em Patrocínio, e vive em Belo Horizonte, há cerca de 30 anos. Formou-se em Jornalismo na UFMG em 1988 e trabalhou nos jornais Diário do Comércio, Estado de Minas, O Tempo e Mercado Comum. Atualmente é editora-executiva do Hoje em Dia. Recebeu prêmios com reportagens especiais, como o Fiat Allis de Jornalismo e o Délio Rocha, tendo sido finalista por três vezes do Prêmio Embratel.
Em 1991, pôs os pés na literatura. Publicou seu primeiro livro, de contos, "THE CÃES AMARELOS". Em 2010 lançou, pela editora Record, o romance policial "A INVENÇÃO DO CRIME”. Em 2012 lançou o segundo romance: "QUANDO OS BANDIDOS OUVEM VILLA -LOBOS", pela Manduruvá Edições Especiais. Tem textos publicados na revista da Academia Mineira de Letras e Suplemento Literário de Minas Gerais. Participou de mesas de debate em eventos como Bienal do Livro Minas 2010 e Flipoços 2012. Escreve no site “Tertúlia Pão de Queijo” .
No Festival Literário Internacional de BH - O Fli-BH 2015, a jornalista/escritora teve sua primeira experiência de ser uma das curadoras do evento. Foi mediadora da Mesa de Debates da qual participaram os escritores Luiz Ruffato (brasileiro, mineiro de Cataguases) e Juan Pablo Villalobos (mexicano, vivendo em Barcelona)
Em seu blog no Hoje em Dia, Leida fez, boa retrospectiva do Fli-BH: “Mais de 50 mil pessoas, mais de 50 mil livros vendidos numa feira que ofereceu 7 mil títulos, mais de 200 atividades, 100 artistas, entre escritores, ilustrações, contadores de histórias e outras pessoas que de alguma forma contribuíram para se chamar a atenção para esse objeto precioso, o livro"
E dentro da programação do Fli-BH 2015, no Espaço Ribalta do Parque Municipal de Belo Horizonte, Leida Reis lançou, com muito sucesso a sua quarta obra: "O LIVRO DE CADA UM” Uma coletânea de 13 contos escolhidos a dedo. A solenidade reuniu os amantes da boa literatura belo-horizontina, mas teve um toque especial. No fundo musical do evento, Clarice Poesia, filha da escritora, se apresentou pela primeira vez em público com sua banda. E assim não precisa dizer que foi tudo perfeito para a autora.
LANÇAMENTO EM PATROCÍNIO
A cidade natal da escritora, sempre tem sido lembrada por ela nos lançametos de seus títulos. Desta vez não será diferente. Atendendo a muitos pedidos, está marcado para o dia 28 de julho, terça-feira, na Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio, dentro da programação da SEMANA DO ESCRITOR (de 27 a 31 de Julho) a esperada noite de autógrafo de "O LIVRO DE CADA UM”.(Foto Carlos Henrique) O facilitador, será o Diretor de Jornalismo da Rádio Módulo, FM; Diretor Executivo da Rede Hoje, jornalista/ escritor, Luiz Antônio Costa. A Admistração Municipal, através da Secretaria de Cultura e Biblioteca Municipal, convida e a autora de "O LIVRO DE CADA UM” reforça, com boa expectativa: “Espero que seja assim, descontraído e alegre, como foi no Parque Municipal, durante o Festival Literário Internacional - Fli-BH. Fiquei muito feliz em ser incluída na Semana do Escritor e vou participar de um bate-papo com o grande Luiz Costa, homem das comunicações da cidade e região. Estão todos convidados".