Quando acontece a morte de células de determinada região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo, ocorre o infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, isso acontece porque o fluxo sanguíneo é interrompido de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que as placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo-as.
O principal sintoma é a dor ou desconforto intenso e prolongado, acompanhado de sensação de aperto ou peso sobre o tórax, na região peitoral, podendo se espalhar pelas costas, rosto, braço esquerdo e, raramente braço direito. Esses sinais podem vir acompanhados de suor excessivo, palidez e alteração na frequência cárdica.
De acordo com o cardiologista, Dr. Daniel Oliveira Nunes, uma das primeiras coisas a se fazer para prevenir o infarto é a interrupção do tabagismo. Hábito esse, que é extremamente danoso para o nosso organismo. Além disso, é necessário ter o controle de alguns fatores de risco como a diabetes, colesterol alto, pressão arterial e sedentarismo, todos estes podem ser controlados com atividades físicas, uma dieta equilibrada e medicações.
Hospital Med Center Site: www.hospitalmedcenter.com.br
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!