No dia 7 de setembro por volta das 20h40min, durante realização de operação policial na MG 188, km 33, próximo ao Município de Coromandel (MG), foi abordado um veículo Kadett Ipanema placa GQB-7895/MG, e reboque placa HMF-38 11/MG, acoplado ao veiculo, conduzido por G.F.A. de 52 anos . Durante a vistoria aos veiculos foi verificado que eram transportados vários peixes das espécimes surubim "traira" e "mandi", sendo verificado que alguns apresentavam estar fora das medida exigida para a espécime e outros apresentavam sinais de terem sido capturados com petrecho de emalhar (tipo rede e tarrafa).
Segundo o suspeito declarou aos os militares, "os peixes da espécie "surubim" foram pescados por ele e um amigo, no Rio São Marcos, no municipio de Paracatu e os demais peixes foram adquiridos de um pescador profissional na mesma região", contudo, não tinha documentos para comprovar a origem do pescado.
Os militares da Polícia Militare Rodoviária que fizeram a abordagem acionaram outro militar do pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, que fez a medição dos peixes da espécime surubim constatando que 09 (nove) exemplares estavam com o tamanho inferior ao permitido (medindo entre 68 a 77 cm) e os exemplares das espécimes "mandi" e "traíra", apresentavam sinais de petrecho de emalhar, totalizando 64 quilos de peixes, sendo 21 quilos de surubime e 40 quilos de mandi e 3 quilos de traira.
O suspeito recebeu as multas pertinentes (que são altas) e foram detidos.
O pescado foi doado a duas insituições filantrópicas de Coromandel (MG). (foto abaixo)