Segundo nota do site oficial da Prefeitura de Uberaba, em reportagem assinada pela Jornalista Keila Riceto, o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, garantiu ao prefeito Paulo Piau que o gasoduto agora é compromisso dele e chegará a Uberaba para atender a planta de amônia.
Aproveitando a agenda política do dia 24, em Uberaba, com a presença da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o prefeito Paulo Piau falou sobre as demandas de Uberaba e região. “Tivemos um tempo mais restrito com a presidente Dilma, mas lembrei dos projetos que são importantes para a cidade. A agenda era eleitoral, mas não poderia perder a oportunidade de agradecer o que já foi feito e também reivindicar mais.”, explicou.
Já com o governador eleito, Fernando Pimentel, o prefeito afirmou que teve mais tempo e o assunto do momento foi o gasoduto que abastecerá a planta de amônia (UFN-V) da Petrobrás em Uberaba. “Ele garantiu que já estão discutindo essa questão internamente e me pediu para dizer à comunidade de Uberaba que fique tranquila, pois o gasoduto é um compromisso agora do governador Pimentel e que ele o fará chegar a Uberaba”, revelou Piau.
Ainda segundo o prefeito, no que tange à modalidade de captação de recursos para a obra, o futuro governo não deverá seguir o modelo do atual, mas deverá construí-lo por meio de financiamento do BNDES, pela própria Gasmig e Cemig. “Ele disse que essa definição será tomada imediatamente quando ele tomar posse”, disse.
O prefeito afirmou também que não há nenhuma discussão de alteração em relação ao eixo de desenvolvimento, que será totalmente mineiro. Ele disse ainda que em “meados de novembro, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) apresentará um estudo de viabilidade técnico-econômica para todos os prefeitos que estão no percurso do gasoduto”.