Nosso sentimentos de pesar ao amigo de pena e lida, JOSÉ ELOI DOS SANTOS NETO - O Zé Eloi, boa praça, extrovertido editor do Portal Maisumonline e Acadêmico da Academia Patrocinense de Letras, que vive momentos de irreparável perda familiar. E precisa encontrar força em Deus e nos amigos, para seguir em frente, convencido sempre de que é possuidor de um dos maiores legados familiar desta nossa terra “Mel Rangeliana”: O legado educativo, cultural, moral e intelectual do clã “Eloi Santos”. Dezoito anos depois, a cidade em peso, ainda não se recuperou da partida do lendário Jornalista SEBASTIÃO ELOI DOS SANTOS, o que se deu no dia 12/02 /1997, aos 90 anos. (Era TIO de Zéloi). As baixas continuaram...
Neste 14/12/2014, a “Carruagem Celeste”, cumpriu o seu misterioso ofício, vindo buscar a professora, CONCEIÇÃO ELOI DOS SANTOS (MÃE do nosso amigo) Doce, querida e eterna professora do fusquinha bege. Foram 40 anos como professora da Escola Municipal Honorato Borges. O “Menestrel Rangeliano”- Eustáquio Amaral, em sua coluna na Gazeta, aquilatou o real valor da mestra: “O Céu ganhou um grande presente nesse Natal. Uma referência, um ícone, da educação rangeliana. Antológica mestre do Grupo Escolar Honorato Borges nas décadas de 50, 60 e 70. Aos 92 anos”
E neste 30/01/2015 - há pouco mais de um mês da partida da mãe, Zéloi (e a comunidade patrocinense) perde, aos 90 anos, a Professora, MARTA ELOI DOS SANTOS. (TIA do Zé e Madrinha de meu casamento com Solange, ao lado de Sebastião Eloi. Na foto, ele de terno, ao centro, ela portando uma bolsa debaixo do braço )...Pra mim, Profª Marta Eloi, que sempre ache-a parecida com a escritora Adélia Prado, tinha um misto de nobreza e humildade.
Humana, distinta, culta e espontânea. Nem um traço de vulgaridade. Docente de primeira grandeza. Foi, durante vários anos, professora do curso de História na então FAFI, hoje Unicerp. Escritora e cronista primorosa. Emprestou também sua competência, sendo revisora de textos na Gazeta de Patrocínio, (jornal fundado pelo seu irmão Sebastião Eloi, há 76 anos) ...Não por acaso, no Dia 30 de Janeiro de 2015, “Dia da Saudade”, Profª Marta Eloi, foi promovida á “Pátria Superior”.
Desde a fundação do município de Patrocínio, a linhagem Eloi Santos, sempre foi de boa influência na comunidade. Primeiro como seres humanos dotados de grande formação moral, intelectual e espírito público e depois, seja atuando como professores, jornalistas, juristas, escritores e políticos, sempre foi gente discreta, mais sempre presente no desenvolvimento da Cidade.
JOSÉ ELOI DOS SANTOS NETO, sabemos que o frio destes instantes não vai retirar o admirável brilho interior que você possui. Cabeça brilhante, voce não é alguém que precisa de nenhum up moral. De qualquer modo, receba toda força e energia da tertúlia que voce conquistou com o DNA Eloi Santos e o seu jeito "Zeloístico" de ser. Não sabemos explicar, o como, mas, uma das especialidades divinas é transformar perdas - as mais dolorosas - em lucros: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. Aliás, para usar um termo recorrente seu, as perdas, também podem ser encaradas ( "no Bom sentido"). Eles (mãe e tios) findaram com louvor a vida terreal, voce, praticamente inicia a sua. Lembre-se, o legado "Eloi Santos", é nobre, mas a torcida e o carinho de tantos amigos, por voce e por sua família, deixará a sua senda mais leve...Fique bem, Zéloi Neto!