19 de Novembro de 2014 às 12:22

Filha de 59 mata mãe de 85 anos a golpes de Martelo

O crime no bairro Alta Colina chocou os moradores de Patos de Minas

Um crime bárbaro chocou os moradores do Bairro Alto da Colina nesta terça-feira (19). A filha, de 59 anos, agrediu a mãe, de 85 anos, com golpes de martelo. A idosa chegou a ser socorrida até o Hospital Regional Antônio Dias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A filha foi presa pela Polícia Civil. O crime aconteceu na Rua dos Jacarandás, no Bairro Alto da Colina.

A filha era cuidadora da mãe, que possui necessidades especiais devido a idade, há cerca de um mês. Na manhã desta terça-feira, vizinhos repararam que a filha saiu rapidamente da casa. Pouco depois, ouviram os gritos de socorro da idosa. Um morador das imediações pulou o muro da casa e encontrou a idosa bastante ensanguentada na cozinha.

O SAMU foi acionado e os paramédicos desconfiaram das lesões da idosa. Os próprios vizinhos também chamaram a Polícia Militar. Dona Vanésia Aparecida foi uma das pessoas que ajudou no socorro da idosa. Ela conta que a mãe afirmou ter sido agredida pela própria filha, que apareceu no local quando a idosa ainda era socorrida. Vanésia contou também que questionou com a filha o ocorrido, que negou a acusação.

Severina Tolentino Pacau, de 85 anos, foi levada para o Hospital Regional Antônio Dias, onde recebeu tratamento hospitalar, porém não resistiu aos ferimentos e morreu no início da noite. O corpo foi levado para o IML – Instituto Médico Legal de Patos de Minas onde foi constatada a morte por traumatismo craniano, além de ter marcas de agressões por todo o corpo.

O delegado que estava no plantão, Luís Mauro Sampaio, assumiu a investigação imediatamente e pediu uma perícia na residência. O perito Felipe Guelber esteve na casa e colheu vestígios que mostravam uma possível briga no local.

Segundo o delegado Luís Mauro Sampaio, a filha Eva Maria Tomaz Pacau, de 59 anos, a principio negou que teria agredido a mãe, porém confessou ter “saculegado” a idosa e a jogado no chão. Após o depoimento, ela procurou o delegado e falou que deferiu golpes na cabeça da mãe com um martelo.

Eva ainda relatou ao delegado que após o crime foi até um ponto, próximo a casa, e entrou em um ônibus do transporte público urbano. No caminho, ela jogou o martelo no meio de sacos de lixo. Na manhã desta quarta-feira (19) o delegado e os investigadores fizeram buscas nas imediações, porém a arma do crime não foi localizada.

Eva foi autuada em flagrante pelo crime de homicídio e levada para o Presídio Sebastião Satiro na manhã desta quarta-feira (19). Esta foi a 29ª morte violenta registrada em Patos de Minas neste ano de 2014, sendo três latrocínios e 26 homicídios.