23 de Setembro de 2026 às 15:04

Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” é retomado com premiação durante o Seminário do Café; saiba quem foram os vencedores

Concurso recebeu 25 inscrições e destacou a criatividade no uso do café do Cerrado Mineiro na gastronomia

Após a abertura oficial da 34ª edição do Seminário do Café, realizada na noite desta terça-feira, 22 de setembro, na Arena Cerrado, foi realizada a premiação do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência”, iniciativa que marcou o retorno do concurso gastronômico realizado em Patrocínio.

O festival, coordenado pela chef Gabi Tropicana, teve como proposta valorizar o café do Cerrado Mineiro como ingrediente gastronômico, apresentando receitas doces e salgadas e mostrando diferentes possibilidades de utilização do produto que é um dos principais símbolos da economia e da identidade regional.

Antes da cerimônia de premiação, os pratos inscritos passaram por avaliação técnica de uma comissão julgadora formada por Sônia Farinha, produtora rural e diretora da ACARPA; Juliano Tarabal, diretor-executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado; e Maryana Castro, coordenadora de Marketing e Comunicação da Federação.

Os avaliadores analisaram as receitas a partir de diferentes critérios e, posteriormente, foi realizada a somatória das notas para definir os três primeiros colocados.

Retomada do festival

Em entrevista ao Patrocínio On-Line, a chef Gabi Tropicana destacou a satisfação com a retomada do festival, que já havia sido realizado pela ACARPA durante vários anos e ficou um período sem ser promovido.

“É uma felicidade muito grande retomar o Festival de Pratos Típicos aqui de Patrocínio, com receitas com café em evidência, utilizando o café do Cerrado Mineiro. É uma retomada do festival. Ele já acontecia, já foi realizado pela ACARPA por muitos anos, teve essa pausa de alguns anos e, este ano, a gente retomou”, explicou.

Segundo Gabi, o concurso recebeu inscrições de receitas autorais e clássicas, explorando o café de uma maneira diferente da utilização tradicional da bebida.

A proposta foi justamente levar o café para além da xícara, utilizando o produto como ingrediente na elaboração dos pratos.

“São receitas doces e salgadas, com 25 inscritos. Hoje temos a grande premiação. Acabou de acontecer a avaliação técnica por três jurados, que avaliaram os pratos por diversos quesitos, e agora vamos fazer a somatória das notas para, após a cerimônia oficial do seminário, entregar a premiação aos três primeiros colocados”, afirmou.

A chef também ressaltou que, além da premiação em dinheiro, as receitas vencedoras terão seu registro em um livro de receitas com café de Patrocínio e Minas Gerais.

Café além da xícara

Para Gabi Tropicana, a retomada do festival representa também uma oportunidade de reforçar a identidade cultural e turística de Patrocínio por meio da gastronomia.

“A gente sabe da importância do café para a lavoura, para os produtores da nossa cidade e para a economia local, mas poder trazer o café como um ingrediente, como parte da identidade cultural alimentar da nossa cidade e também como reforço de característica turística, como um atrativo turístico, é muito importante”, destacou.

A expectativa, segundo a chef, é que o festival cresça nas próximas edições, com a participação de um número ainda maior de inscritos e novas receitas utilizando o café produzido na região.

Raquel Maria Silva Guedes vence o festival

A grande vencedora do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência” foi Raquel Maria Silva Guedes, com a receita “O Segredo do Café”.

Em entrevista ao Patrocínio On-Line após a premiação, Raquel falou sobre a importância do reconhecimento e revelou que não esperava conquistar o primeiro lugar.

“Foi muito importante para mim, para mostrar a importância do café na nossa gastronomia e mostrar o quanto Patrocínio tem a mostrar para as pessoas sobre a nossa comida, o que a gente pode fazer com café de forma simples, mas que fica gostoso e bonito ao mesmo tempo”, afirmou.

Raquel contou que não esperava vencer porque considerava sua sobremesa simples e acreditava que sua participação seria principalmente uma oportunidade de participar do festival.

“Não esperava, porque a minha sobremesa achei muito simples, achei que não ia ser eu. Queria somente participar e foi uma surpresa para mim”, disse.

A receita vencedora foi um brigadeiro de café decorado com uma folha de manjericão, utilizada para representar uma muda de café.

Confira os vencedores

1º lugar – “O Segredo do Café” – Raquel Maria Silva Guedes

2º lugar – “Cheesecake do Cerrado” – Melanie Soares Oliveira

3º lugar – “Caipira sem Juízo” – Heloy José Pereira

O festival reuniu participantes que apresentaram diferentes interpretações gastronômicas do café produzido na região, destacando a criatividade e a versatilidade do produto.

A organização agradeceu aos jurados, à chef Gabi Tropicana e a todos os participantes que contribuíram para a retomada do Festival de Pratos Típicos “Café em Evidência”.

A expectativa é de que a iniciativa tenha continuidade nas próximas edições do Seminário do Café, ampliando a participação e o número de receitas desenvolvidas com o café do Cerrado Mineiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

34º Seminário do Café do Cerrado é aberto em Patrocínio com foco em inovação, negócios e fortalecimento do setor

Três gerações e um legado: Maurício Queiroz recebe Comenda Alysson Paolinelli durante abertura do 34º Seminário do Café