Promovido pelo Governo Municipal, ACIP/CDL, ADP, Sindcomércio e Câmara Municipal, com apoio do Sebrae, O Mapa da Mina tem reunido um bom público em suas quatro Estações.
Para o Assessor de Gestão para Inovação, José Batista de Souza Neto, o evento vem cumprindo seu papel, com os auditórios e salas sempre cheias em todas as Estações.
Fechando as atividades do segundo dia, o consultor e professor da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela revelou para a plateia alguns ‘segredos do empreendedor’.
Para começar Dolabela explica que empreender significa gerar riqueza e que o empreendedorismo não depende do Estado, mas da sociedade. “Cabe ao Governo criar, preparar o ambiente e estimular a cultura empreendedora, criar infraestrutura: sistemas tributários e trabalhistas, oferta de crédito, sinalização cultural, dizer “o bom é empreender” e não “o bom é ser empregado”, e ao cidadão cabe a ação do empreendedorismo, substituindo o valor inerte pelo valor produtivo”.
Citando a iniciativa do Mapa da Mina, o consultor parabeniza toda a organização por promover momentos para a sociedade despertar sua criatividade e buscar a inovação em todas as áreas da vida.
Dolabela chama a atenção do público para o papel transformador do empreendedorismo na vida das pessoas. “O empreendedorismo não é um método, mas um conceito e modo de vida. Isso se aprende, se desenvolve desde pequeno através de estímulos. Nascemos com o potencial, o que precisamos é desenvolver esse valor e transformá-lo em riqueza”.
Finalizando, Dolabela disse: “O empreendedor é alguém que transforma, inovando e oferecendo coisas boas para a coletividade”.